top of page
Buscar
Foto do escritorHenrique Correia

Na Madeira: 36% dos indivíduos apresentava pré-obesidade e 23% obesidade.


Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura (ERPASS) como uma nova ambição para a saúde pública dos madeirenses.



A Unidade de Nutrição e Dietética do SESARAM é coordenada por Teresa Esmeraldo.


O excesso de peso e a obesidade são temas relevantes nas sociedades modernas onde a proliferação de "fast food" e o ritmo diário que remete os hábitos de vida saudável para um segundo plano, tornam a situação insustentável e exigindo medidas.

A Madeira tem apostado em várias iniciativas para prevenção e os dados revelados apontam que na Região "o diagnóstico realizado para conhecer o padrão alimentar e o perfil antropométrico (ex. peso e estatura) da população adulta da RAM, mostrou que 36% dos indivíduos apresentava pré-obesidade e 23% obesidade.

Segundo publicação do Governo, "desde os anos noventa que o Governo Regional tem apostado na colocação de nutricionistas nos centros de saúde da RAM. Hoje somos a região do país com o melhor rácio de nutricionistas nos cuidados de saúde primários (1 nutricionista para 12 mil inscritos nos centros de saúde). Os nutricionistas além da nutrição clínica (consultas de nutrição), integram projetos comunitários que visam a promoção de estilos de vida saudáveis e realizam formações e ações pedagógicas de educação alimentar na comunidade escolar.

Em maio de 2017, surgiu a Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura (ERPASS) como uma nova ambição para a saúde pública dos madeirenses tendo como efeito a cooperação e o envolvimento de vários setores da sociedade (Saúde, Educação, Agricultura, Inclusão Social, casas do povo, autarquias e outros) na promoção da Alimentação Saudável com o propósito de melhorar o padrão alimentar e o perfil antropométrico da nossa população".

“Em Portugal, a obesidade foi reconhecida oficialmente como doença crónica a 25 de março de 2004, sendo também neste ano que se celebrou pela primeira vez esta data.

Segundo os mesmos dados "desde 1980 que a obesidade triplicou a sua prevalência em muitos dos países europeus: Cerca de 20 % da população europeia é considerada como obesa.

Em Portugal existem cerca de 3,5 milhões de pessoas com pré-obesidade e cerca de 1,4 milhões com obesidade, entre os 18 e os 65 anos".

"Há muito que a Organização Mundial de Saúde considerou a obesidade como a "epidemia do século XXI", por ser vista como um dos maiores problemas de saúde pública mundial, e a segunda causa de morte suscetível de ser prevenida, logo depois do tabagismo".

No Dia Nacional de Luta contra a Obesidade, Teresa Esmeraldo, coordenadora da Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura (ERPASS), e também responsável da Unidade de Nutrição e Dietética do SESARAM, alertou para "o problema da obesidade e sublinhou a importância projetos e estratégias existentes na Região Autónoma da Madeira para a prevenção do excesso de peso e obesidade".

Ainda a nível da prevenção do excesso de peso e obesidade, iniciou-se este ano (2022) o programa – “Geração Mais Saúde” com o objetivo incluir a consulta da nutrição desde o período da preconceção, gravidez, e criança dos 4 a 6 meses aos 6 anos.

18 visualizações

Comments


bottom of page