top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Natal pode dar 8 mil casos por dia; Crianças dos 5 aos 9 anos são as mais afetadas



A nível nacional, destaca-se uma sublinhagem da AY.43 com uma mutação adicional na proteína Spike, sublinhagem esta que representou 4,6% (semana 45, fechada) e 3,4% (semana 46, ainda em análise).




A diretora geral de Saúde admitiu ontem que esta nova vaga da pandemia pode resultar em 8 mil casos de Covid-19 por dia na altura do Natal e final de ano. A nova variante Omicron conta com 19 casos. Os mais atingidos, agora, são crianças dos 5 aos 9 anos.

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge refere que "no âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2 que o INSA está a desenvolver, têm vindo a ser analisadas uma média de 530 sequências por semana desde o início de junho de 2021, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 129 concelhos por semana.

De acordo com o relatório do INSA, "nas semanas 44 e 45 (entre 1 e 14 de novembro), com amostragens fechadas e análises concluídas, registou-se uma frequência relativa de 99,8% e 100% para a variante Delta (B.1.617.2), respetivamente. Na semana 46 (15 a 21 de novembro), apesar de a variante Delta apresentar uma frequência relativa de 100%, este valor é provisório pois os dados ainda estão a ser apurados".

Em Portugal, as 12.482 sequências Delta analisadas até à data dividem-se em mais de 100 sublinhagens, em resultado da recente atualização da nomenclatura, a qual permitiu uma maior discriminação das sequências analisadas. Desta monitorização contínua destaca-se a atual circulação de diversas sublinhagens da variante Delta em Portugal, sendo que 43 destas foram detetadas consecutivamente nas últimas 3 semanas com amostragens fechadas e análises concluídas (semanas 43 a 45) ou na atual semana em análise (semana 46). A nível nacional, destaca-se uma sublinhagem da AY.43 com uma mutação adicional na proteína Spike, sublinhagem esta que representou 4,6% (semana 45, fechada) e 3,4% (semana 46, ainda em análise) de todas as sequências analisadas, ilustrando a continuidade da sua circulação, a qual é mais marcada nas Regiões Norte e Centro, onde regista valores acima de 6% e 10%, respetivamente, desde a semana 44 (1 a 7 de novembro). Foi detetada, até à data, em cinco regiões, 13 distritos e 47 concelhos".

13 visualizações
bottom of page