top of page
Buscar
Foto do escritorHenrique Correia

Noite do Mercado regressa sem restrições entre as 15.30h de 23 e as 4h de 24


Serão leiloados, no dia 15 de dezembro, 22 espaços de restauração e bebidas, sendo a base de licitação de 200 euros para os espaços na Rua Fernão de Ornelas e de 150 euros nos restantes arruamentos.



O horário dos parques de estacionando da autarquia será alargado e terá um custo de 0,40 cêntimos/hora.



A Noite do Mercado está de volta sem restrições. Desde 2019 que não era assim devido à pandemia. "É um dos eventos mais marcantes da quadra natalícia, que se realiza habitualmente a 23 de dezembro no Mercado dos Lavradores e ruas circundantes e que atrai milhares de pessoas", refere uma nota da Câmara.

Na apresentação do evento, que decorreu hoje no Salão Nobre, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, realçou que a Noite do Mercado será uma “festa tradicional” que decorre a partir das 15:30 do dia 23 de dezembro até às 04:00 do dia 24 de dezembro. A autarquia aposta em vários grupos tradicionais que irão atuar ao longo das ruas. Os cantares na Praça começam às 22 horas.

A mesma informação acrescenta que "Pedro Calado anunciou que serão leiloados, no dia 15 de dezembro, 22 espaços de restauração e bebidas, sendo a base de licitação de 200 euros para os espaços na Rua Fernão de Ornelas e de 150 euros nos restantes arruamentos".

A receita, conforme referiu, terá um objetivo social: “melhorar a qualidade de vida das pessoas com pouca mobilidade”.

Os espaços definidos para a restauração e bebidas, estão localizados ao longo das ruas, Fernão de Ornelas, Dom Carlos I e da Casa da Luz.


Ficam descativadas as esplanadas na Rua de Santa Maria e arruamentos envolvidos a partir das 23 horas, para permitir uma maior circulação de pessoas.


Salienta-se que na rua Dr. Fernão Ornelas apenas haverá a colocação de barracas no lado Este. Os estabelecimentos de restauração e bebidas que tenham esplanada devidamente autorizada no lado Oeste poderão ocupar os espaços previamente previstos.

A festa volta a ter a utilização dos copos recicláveis com um custo de 0,50 cêntimos.

Mantendo a tradição, a venda de pinheiros e ramagens ocorrerá na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, junto ao edifício da Empresa de Eletricidade da Madeira, no período de 15 a 24 de dezembro de 2022. Serão destinados 9 espaços para venda ao público.

A venda de brinquedos decorrerá na Rua da Casa da Luz, a partir das 15:30 do dia 23 até às 12:00 do dia 24 de dezembro. Haverá lugar ao sorteio para a instalação de 4 barracas.

Decorrerá também um leilão para a atribuição de 10 espaços de venda de frutas e legumes que vão funcionar a partir do dia 21, das 07:00 às 21:00, dia 22 das 07:00 às 23:00 e dia 23 das 07 às 03:00.

Os trabalhos de limpeza terão inicio às 06:00 nas ruas da festa e por todo o centro da cidade, prevendo-se estarem concluídos pelas 20:00. Uma operação que vai mobilizar 126 trabalhadores e 22 viaturas. Haverá também um reforço de contentores (143) nas zonas da festa.

O horário dos parques de estacionando da autarquia será alargado e terá um custo de 0,40 cêntimos/hora.

A autarquia irá divulgar em breve o plano de segurança, bem como as alterações ao trânsito.

A partir do dia 20 de dezembro todas as informações relativas à noite do Mercado dos Lavradores serão disponibilizadas no site no município: funchal.pt

7 visualizações

Comments


bottom of page