Buscar
  • Henrique Correia

Nova gare marítima de apoio aos cruzeiros no cais 6


Presidente do Governo visita obras esta terça-feira.




O presidente do Governo Regional visita, esta terça-feira, dia 26 de outubro de 2021, pelas 17 horas, a nova gare marítima do porto do Funchal, localizada no cais 6.

Numa nota da Quinta Vigia, recorda-se que o Governo Regional, através da Administração de Portos da Madeira - APRAM, "esteve a executar as obras de construção do novo edifício de apoio ao Cais 6 do Porto do Funchal, que recebe, anualmente, cerca de 50 escalas de navios de cruzeiros".

"A nova infraestrutura, agora inaugurada, tem como objetivo principal servir o tráfego de passageiros provenientes dos navios de cruzeiro que atracam no lado norte do porto, recebendo-os em melhores condições e conforto, aperfeiçoando a operacionalidade, a atratividade e a qualidade do serviço, enquanto devolve a harmonia merecida a uma das principais portas da cidade do Funchal, reabilitando e valorizando o espaço envolvente, importante para o turismo e para a economia do mar".

A mesma informação dá conta que no edifício "funcionarão, também, as instalações de várias entidades, nomeadamente a Autoridade Portuária, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Autoridade Tributária e Aduaneira, a GNR e a Polícia Marítima, para que as mesmas possam efetuar os controles de forma mais exaustiva, rápida e eficiente".

O edifício fica localizado junto à vedação de separação entre a área internacional e a área pública do Cais 6 do Porto do Funchal, a poente do edifício do parque de estacionamento e da praça CR7.

É uma construção de um piso único, inscrito num retângulo de 17,74 metros por 21,00 metros e com uma ligação vertical por elevador e passadiço de nível para a praça CR7 e passeio da avenida Sá Carneiro.


3 visualizações