Buscar
  • Henrique Correia

O dia em que Albuquerque andou quase 2 quilómetros a pé em vereda renovada



A criação da Rede de Percursos Pedestres do Rabaçal, que terá 40 km, incluiu a beneficiação de Percursos Recomendados (PRs) das 25 Fontes e Risco (concluído) e a criação dos PRs da Levada do Alecrim e da Vereda da Lagoa do Vento (concluídos).





E

Um passeio a pé durante 1,8 quilómetros. Foi o que fez o presidente do Governo, hoje, na Levada da Palha Carga, reabilitada pela Secretaria do Ambiente, para criar uma alternativa aos caminhantes da Levada das 25 Fontes.

A recuperação desta Levada de Laurissilva, em bom estado de conservação, custou 88 mil euros, e permitirá a ligação entre as 25 Fontes e o Fanal. O percurso total entre o Rabaçal e o Fanal, pela Palha Carga, tem 4,3 quilómetros.

O novo percurso também fica integrado na Rede de Percursos Pedestres no Rabaçal, que é um investimento global de 822.000 euros.

Segundo uma nota publicada pelo Executivo, esta nova vereda "permite diversificar a oferta, através de um novo acesso às 25 Fontes pelo Fanal, evitando que o visitante tenha de voltar para trás pelo mesmo caminho, bem como ainda aumentar a segurança ao melhorar a distribuição de visitantes e diminuir a carga sobre o percurso original".

A criação da Rede de Percursos Pedestres do Rabaçal, que terá 40 km, incluiu a beneficiação dos Percursos Recomendados (PRs) das 25 Fontes e Risco (concluído) e a criação dos PRs da Levada do Alecrim e da Vereda da Lagoa do Vento (concluídos).

A mesma informação revela que a Rede engloba ainda a recuperação de outros trilhos para se tornarem PR´s (em execução). Isto a par da criação de um centro de receção, informação e interpretação ambiental junto à casa do Rabaçal, num investimento de cerca de 93.000 euros, também em execução.

50 visualizações