top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

"O poder político regional está refém dos grupos económicos dominantes"



Segundo o PAN Madeira: "A Madeira é das regiões do país com o índice de competitividade mais baixo; A inflação na Madeira está nos 8.1% e no continente nos 5.7%".





A comissão estratégica do PAN Madeira reuniu com empreendedores e economistas e a principal conclusão que foi apurada, foi que "a economia regional, que para Albuquerque anda de sucesso em sucesso, aproxima-se perigosamente da rotura".

Considera o PAN que "ao longo da nossa história recente, tivemos políticos que tiveram uma visão de futuro para a região e capacidade para aplicar as políticas que conduziram as comunidades a aproveitar as oportunidades e a prosperarem. Nos últimos 8 anos fomos governados por políticos que foram mestres na conquista do poder, mas que só têm sabido habilmente manter o poder, sem qualquer visão para a região que governam e, menos ainda, capacidade para adotar medidas que antecipem e resolvam os problemas concretos da sociedade".

Consideraram os presentes que "o poder político regional está refém dos grupos económicos dominantes, como tão bem se viu na recente Comissãozinha das obras inventadas, onde o PSD e o CDS, tudo fizeram para "proteger os seus interesses" e "esconder a verdade". 

O PAN sublinha que "temos na Região, desde 2015, um presidente do governo regional que é exímio em jogos de poder, um autêntico “ilusionista” que lhe tem garantido a conquistar e a sua manutenção, mas que nos últimos 8 anos não teve uma política económica e social, que antecipasse ou resolvesse problemas e fizesse da Madeira uma região competitiva e desenvolvida, onde os jovens não tivesse de emigrar, os adultos pudessem ter salários dignos e os idosos a tranquilidade necessária no final da vida".


"Miguel Albuquerque chega a maio de 2023 a comemorar vitórias pífias:

- A Madeira é das regiões do país com o salário bruto mais baixo;

- A Madeira é das regiões do país com o índice de competitividade mais baixo;

- A inflação na Madeira está nos 8.1% e no continente nos 5.7%;

- A Madeira continua sem transporte ferry da Madeira para o continente e vice-versa;

- Na Madeira a execução do PRR está a ser um fracasso;

- O PRR em vez de ser usado no desenvolvimento de novas indústrias e atualização tecnológica, está a ser usado para a construção civil;

-  Na Madeira as listas de espera para consultas e cirurgias têm aumentado exponencialmente;

-  Os Madeirenses continuam a pagar impostos mais altos que os açorianos;

- Na Madeira a qualidade das águas variam entre as areias e as microalgas de Susana Prada e as fezes que os madeirenses lá encontram;

- Na Madeira a floresta Laurissilva está mais ameaçada do que nunca;

- O governo da Madeira prepara-se para fechar a praia formosa aos madeirenses;

- A política desportiva regional leva a que no futebol profissional o Marítimo e o Nacional lutem para não descer de divisão e o CAB já desceu;


7 visualizações

Comments


bottom of page