Deputados do PSD e do CDS-PP recusaram, hoje, dois pedidos de audição do ex-deputado sérgio Marques na Comissão de Inquérito.
Sérgio Marques, o antigo secretário regional com a tutela das obras e da comunicação social, está no centro da constituição da comissão de inquérito a eventuais favorecimentos do Governo a grupos empresariais. Foi Sérgio Marques quem fez as declarações, ao DN Lisboa, que estiveram na origem deste inquérito parlamentar. É mais ou menos o "sujeito da oração", o principal, mas não será ouvido em sede de comissão porque tanto o PSD como o CDS recusaram os requerimentos nesse sentido.
Segundo dá conta a Assembleia, os deputados do PSD e do CDS-PP recusaram, hoje, dois pedidos de audição do ex-deputado sérgio Marques na Comissão de Inquérito sobre “o favorecimento dos grupos económicos pelo Governo Regional, pelo Presidente do Governo Regional e Secretários Regionais e ‘obras inventadas’, em face da confissão do ex-Secretário Regional Sérgio Marques, em declarações ao Diário de Notícias (de Lisboa), suscetível de configurar a prática de diversos crimes”, apresentados pelo PS e pelo PCP.
Na reunião foi ainda aprovado o pedido de clarificação da declaração interesses, apresentado pelo PS, que solicita a todos os deputados a clarificação relativamente ao relacionamento com o ex-parlamentar e governantes.
O PCP fez saber que vai usar do direito potestativo no prazo de 72 horas para chamar ao parlamento outras pessoas. No entanto, Ricardo Lume não clarificou se é intenção do Partido Comunista Português exigir a presença de Sérgio Marques na comissão de inquérito.
Comments