Buscar
  • Henrique Correia

O tropa rápido e organizado diz que as qualidades para a política são muito diferentes


"Sou militar, daria um péssimo político. Não tenho qualidades políticas".




"Sou militar, daria um péssimo político. Não tenho qualidades políticas, tenho as qualidades que tenho, reagir rapidamente, em stress, focar e organizar processos. As qualidades políticas são muito diferentes dessas".

Mas que declaração. E que mensagem subliminar. A autoria é do vice Almirante Gouveia e Melo, coordenador, há quatro meses, do plano nacional de vacinação. Foi numa entrevista à RTP, onde disse que 5% dos portugueses não aparece para a vacinação e 2% responde não. Quando perguntam que vacina vou levar, a ordem para resposta é "da boa", uma referência com ironia militar.

Mas o vice Almirante, que parece ter sido a melhor coisa que aconteceu para acalmar a desorganização do processo nacional de vacinação, disse quase tudo sobre esta sua função e a possibilidade de vir a ocupar um cargo político no pós pandemia. E quando diz que não tem qualidades para político e afirma que as suas qualidades assentam na reação rápida, em stress e focado na organização de processos, exigências diferentes das políticas, está a definir, por norma, o que acontece na "dialética" política e que todos nós já percebemos. Normalmente, a política, de forma global, não reage rapidamente, não tem stress e sem foco na organização de processos. Palavra de militar que o civil comprova.

Podemos bater a pala a este homem...

Neste particular, ainda que na Madeira a rapidez de processos também seja um grave problema, na generalidade dos poderes, regional e autárquico, a verdade é que o processo de vacinação, salvo algumas exceções, tem decorrido de forma muito bem organizada, designadamente nos centros de vacinação, mas também na planificação. Deve dizer-se, por ser justo, que esse processo vem revelando uma boa execução, de qualidade organizativa, pelo menos, uma vez que em temos de quantidade de vacinação não sei se poderia estar ou não mais avançada. Para chegar às 175 com vacinação completa, ainda leva algum tempo.

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo