Será construído um recinto desportivo de apoio à formação contínua e prática desportiva dos jovens do município.
O presidente do Governo Regional visita este domingo, pelas 10.30 horas, em Câmara de Lobos, o campo de futebol de formação do Ribeiro Real.
No início do corrente ano começou a construção do Campo de Futebol de Formação do Ribeiro Real, após a celebração do contrato e a conclusão do processo de fiscalização prévia do Tribunal de Contas. A obra foi contratualizada pelo valor de 5.370.000,01 euros (+ IVA).
"De forma a responder às necessidades de reforço de infraestruturas desportivas na área da formação de futebol no concelho de Câmara de Lobos, as quais vinham a ser reclamadas há algum tempo pelos clubes locais e constatadas pelo Governo Regional, a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, através da Direção Regional do Equipamento Social e Conservação, desenvolveu um projeto para a construção de um campo de futebol destinado à formação das camadas jovens", refere uma nota da Quinta Vigia.
No Ribeiro Real será construído um recinto desportivo de apoio à formação contínua e prática desportiva dos jovens do município, utilizando como base as recomendações do regulamento da FIFA, de forma a poder receber igualmente competições oficiais.
A implantação geral parte de um arruamento existente, integrando no seu traçado a melhoria da circulação viária, através da criação de novos acessos rodoviários ao local a partir da Via Rápida da Câmara de Lobos e melhorando as áreas de estacionamento público no local.
A intervenção integra ainda a construção de um edifício de apoio/balneários que permitirá acolher cinco associações desportivas, complementado com um Café/Bar, com o objetivo de dinamizar o recinto desportivo. Contudo, o projeto integra também dois espaços privativos para equipas de arbitragem, um posto médico, instalações sanitárias e um gabinete para o gestor do campo e o controlo de material de jogo. O edifício a construir terá 2 pisos.
O Campo de Futebol de Formação está implantado num terreno com 13.780 m2, composto na envolvente próxima pela VR2, moradias unifamiliares isoladas e infraestruturas de apoio à agricultura existente da zona. Assim, a solução proposta visa uma adequada integração no espaço envolvente, optando-se por uma arquitetura de linguagem contemporânea, na qual a traça e materiais são comuns à envolvente próxima.
Os acessos principais serão mantidos, sendo a ligação à rede urbana feita através do Caminho do Ribeiro Real, onde se localiza a entrada principal para este recinto desportivo, garantindo continuidade para melhoria das acessibilidades atuais às habitações existentes.
O recinto será servido de todas as infraestruturas mínimas e indispensáveis. O campo será em relva sintética, com marcações de 90,00mx55,00m, para a prática de futebol de 11, que se enquadram dentro dos limites estabelecidos pelas instâncias que regulamentam o futebol nacional e internacional. A bancada para o público é constituída por 57 lugares.
Em relação às superfícies exteriores, o projeto contempla zonas de passeios, lancis em betão prefabricado e revestimento em bloco de betão retangular tipo ‘trief’, acompanhado de lancis guia em zonas de separação entre áreas de circulação e zonas de enrelvamento.
Comments