Obras no Palácio na segunda quinzena de julho
- Henrique Correia

- 15 de jul. de 2025
- 1 min de leitura
Desde o dia 14 de julho, a esplanada sul e os baluartes noroeste e norte não estão incluídos no percurso visitável.

Uma nota do Palácio de São Lourenço dá conta que na segunda quinzena de julho, têm início os trabalhos de reabilitação na área civil do Palácio de São Lourenço, previstos no Plano de Recuperação e Resiliência para a Cultura, numa empreitada promovida pelo Património Cultural, IP.
Esta intervenção definiu como prioritárias a complexa recuperação da
estrutura de madeira das coberturas e dos tetos dos salões do andar nobre e área residencial privada, a reparação ou substituição de todas as caixilharias exteriores e a consolidação definitiva da cúpula da guarita do baluarte norte, que foi há vários anos alvo de trabalhos de contenção provisória. Será também concluído o plano de acessibilidades, destacando-se a instalação de um elevador de acesso ao andar nobre do Palácio, bem como a renovação das redes de instalação elétrica, de águas e esgotos, bem como das infraestruturas de telecomunicações e segurança contra incêndios.
Até à conclusão dos trabalhos, prevista para meados de 2026 e dependendo do andamento dos trabalhos, haverá áreas temporariamente encerradas ao
público, designadamente os Salões Nobres, nos jardins, no pátio interior
e na esplanada sul.
A partir de hoje, a esplanada sul e os baluartes noroeste e norte não estarão incluídos no percurso visitável do Palácio de São Lourenço. O
encerramento de outras áreas deste percurso, quando necessário, será
oportunamente divulgado pelo Gabinete do Representante da República para a R.A.M.





Comentários