top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Oito centros de saúde "recuperam" dados clínicos e a polícia continua a investigar



São Vicente, Porto Moniz, Santana, Câmara de Lobos e Calheta com acessos a dados clínicos.



O SESARAM informou que ontem, sábado, dia 19 de agosto, estiveram a funcionar nos centros de saúde com Serviço de Atendimento Urgente, de São Vicente, Porto Moniz, Santana, Câmara de Lobos e Calheta, os acessos a dados clínicos.

"Com mais estes quatro centros, são já oito os centros com SAU com acesso informático aos dados clínicos (recordamos que no dia 18/08 os de Porto Santo, Machico e Ribeira Brava também já tinham acessos a dados clínicos de forma eletrónica)", refere uma nota de atualização do Serviço Regional de Saúde em consequência do ciberataque.

"Este é o resultado do trabalho gradual, e dentro do que é tecnicamente possível, em dotar os centros de saúde e serviços clínicos com equipamentos informáticos com acesso a dados clínicos.

Para além disto, e a título de exemplo, no Centro de Saúde do Porto Santo o acesso já é generalizado para além do serviço urgente.

Repetem-se os dois apelos que têm sido feitos:

- o de os utentes que se desloquem a uma unidade de saúde do SESARAM, sejam portadores de informação que tenham em sua posse;

- aos utentes que usem a aplicação do SNS, solicita-se o uso para medicação habitual.

O Conselho de Administração do SESARAM agradece a todos os utentes e profissionais pelo apoio e colaboração.

Mais se informa que as entidades policiais se mantêm a investigar o ataque informático.

7 visualizações

Comments


bottom of page