Não se sabe se o apuramento Olímpico será suficientemente convincente para que estes patinadores sejam apoiados pela Região além dos louvores.
É verdade que não há competição regional de Patinagem de Velocidade no Gelo. Mas também é verdade que são madeirenses e dos melhores que existem no plano internacional nessa modalidade. Temos campeões e, agora, também, três que conquistaram, por direito próprio, o apuramento para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, que se realizam entre 19 de janeiro e 1 de fevereiro em Gangwon, na República da Coreia do Sul.
O que está a acontecer com Francisca Henriques (que era do CS Marítimo e agora está como Individual), Jéssica Rodrigues (CDR Prazeres) e Martim Vieira (que era do CS Marítimo e agora está como Individual) tem contornos de relevância e de referência que se enquadram nos maiores elogios e configuram uma parte do orgulho madeirenses em atletas da Região. Seja em que modalidade for, o que é nosso é preciso ser acarinhado e a prática da política desportiva da Região tem demonstrado isso mesmo no plano dos apoios, a que nem a Petanca escapa à atenção do Governo através da secretaria que tutela o Desporto, a de Educação, por intermédio da Direção Regional de Desporto. Sem qualquer menoridade para a Petanca, que naturalmente ganhou, em proporção, o mérito desse apoio.
Há algum tempo, aqui fizemos referência à ausência de qualquer apoio do Governo Regional, mesmo que mínimo, aos madeirenses da Patinagem de Velocidade no Gelo. Já nessa altura com resultados que expressavam os elevados patamares competitivos e que justificariam outra atenção por parte das entidades públicas, sobretudo na linha da atitude governamental de apoiar "tudo e mais alguma coisa", numa perspetiva que a abrangência da atividade desportiva justifica.
Passado mais um tempo, essa situação, na altura justificada pela DRD pela ausência de plano de trabalho a apresentar pelos clubes ou pelos técnicos e por uma candidatura consistente para resultar em apoios concretos, chegamos aqui com tudo na mesma. Com uma diferença: o Governo tem reconhecido oficialmente os resultados dos atletas, logo revonhecendo o mérito, o trabalho e o facto de serem madeirenses, com a divulgação de louvores públicos, mas no plano dos apoios o resultado tem sido zero. Uma incongruência que não deixa de ser estranha num patamar de relacionamento e de política desportiva que tem caraterizado o contacto clubes/Governo/técnicos/atletas.
Não se sabe se o apuramento Olímpicos será suficientemente convincente para que estes patinadores sejam apoiados pela Região além dos louvores, ainda que o louvor já tenha sido uma evolução neste relacionamento.
Ficam, para memória futura, dois exemplos dos louvores apresentados pelo Governo Regional, através da DRD, a patinadoras que se preparam para competição olímpica:
Francisca Henriques (Individual)
"Considerando o excelente resultado desportivo alcançado pela atleta madeirense Francisca Henriques, atleta individual, ao conquistar a Taça de Portugal 2023, na categoria de single distance, na distância de 1000 metros, no escalão de juniores femininos, na modalidade de patinagem no gelo, que decorreu nos dias 18 e 19 de novembro de 2023, dignificando a Região Autónoma da Madeira e o desporto regional, a Direção Regional de Desporto congratula e felicita a atleta, os técnicos, a Associação de Patinagem da Madeira e todos os responsáveis por este êxito, desejando que continuem o bom trabalho no trilho do sucesso, em prol do desporto regional e nacional".
Jéssica Rodrigues (CDR dos Prazeres)
"Considerando os excelentes resultados desportivos alcançados pela atleta madeirense Jéssica Rodrigues, do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres, ao conquistar a Taça de Portugal 2023, na categoria de single distance, nas distâncias de 500 metros, 1500 metros e 3000 metros, no escalão de juniores femininos, na modalidade de patinagem no gelo, que decorreu nos dias 18 e 19 de novembro de 2023, dignificando a Região Autónoma da Madeira e o desporto regional, a Direção Regional de Desporto congratula e felicita a atleta, os técnicos, os dirigentes, o Clube, a Associação de Patinagem da Madeira, e todos os responsáveis por este êxito, desejando que continuem o bom trabalho no trilho do sucesso, em prol do desporto regional e nacional".
Comments