Foram limpos 1600ha e reflorestados 800ha em espaço florestal, incluindo a limpeza anual de 200km de caminhos florestais".
Um simulacro realizado à rede hídrica de combate a incêndios florestais e à capacidade de abastecimento do meio aéreo teve lugar hoje com a presença da secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada.
A iniciativa teve como objetivo "testar a operacionalidade da rede de combate a incêndios, através de um exercício prático, com a envolvência de diversos agentes de proteção civil de modo a validar processos".
Segundo publicação nas plataformas do Governo, Susana Prada referiu que a “Região tem vindo a preparar-se para o aumento do risco de incêndio decorrente das Alterações Climáticas, tendo vindo a investir em mais prevenção; mais vigilância; mais meios humanos e mais meios de combate” referiu a governante que sublinhou ainda que no âmbito da prevenção foram limpos 1600ha e reflorestados 800ha em espaço florestal, incluindo a limpeza anual de 200km de caminhos florestais".
Foi também criada uma faixa de gestão de combustíveis (Faixa Corta-fogo) com 640ha sobre a cidade do Funchal que inclui um tanque com 1500m3 e uma rede hídrica com 20 hidrantes (bocas de incêndio).
Comments