Habitação com reabilitados e programa 1º Direito.

O Orçamento da Câmara Municipal do Funchal para 2025 atinge o montante de 150 milhões de euros, representando um aumento de 9 milhões face a 2024, sendo “o maior Orçamento Municipal de sempre do atual executivo”.
Na apresentação do documento, que decorreu esta tarde, na Sala da Assembleia Municipal, a presidente da autarquia do Funchal, Cristina Pedra, destacou a estratégia assumida desde 2021 até 2025 assente na baixa fiscalidade municipal, beneficiando cidadãos, famílias e tecido económico e empresarial.
Entre outros benefícios fiscais, a presidente sublinhou as devoluções progressivas de IRS aos cidadãos e isenções de IMI e IMT para os jovens. Até 2025, o município devolve 24 milhões de euros aos funchalenses em IRS, dos quais 7,7 milhões estão contemplados para o próximo ano.
A área da habitação terá "um forte investimento, com a reabilitação de bairros municipais, destacando-se a continuidade do programa 1º Direito para apoiar famílias na aquisição de habitação, com a construção de 180 novos fogos, dos quais 33 serão inaugurados, em 2025, na Nazaré. Além disso, a estratégia de expropriação de imóveis em núcleos históricos para recuperação e habitação jovem será mantida".
Commentaires