Buscar
  • Henrique Correia

Orçamentos diferentes em anos diferentes tornam variável a recuperação das listas de espera

Pedro Ramos diz que os casos de Legionella estão identificados e controlados


O líder parlamentar do PS questionou Pedro Ramos, o secretário regional da Saúde, hoje no debate do Orçamento e Plano, sobre o PRC, Programa de Recuperação de Cirurgias, sublinhando que "se mantivermos este ritmo de recuperação, vamos levar 14 anos a recuperar as listas de espera para cirurgias". Iglesias referia-se a uma notícia dada pela secretaria no DN Funchal, especificamente no dia em que Pedro Ramos ia à Assembleia, onde dava conta que há mais 8% de intervenções, relativamente a 2019, mais 118 precisamente.

Um outro assunto colocado pelo deputado do PS está relacionado com os casos de legionella, um detetado numa unidade da zona norte e outros dois com origem desconhecida, sendo que o socialista quis saber se o secretário tem algumas indicações sobre este problema.

O governante esclareceu que "não podemos fazer comparações entre anos com orçamentos diferentes e com problemas de Saúde Pública diferentes. A pandemia até nem prejudicou a atividade de recuperação de cirurgias e vamos continuar a nossa estratégia relativamente ao plano de recuperação.

Quanto à Legionella, "é de facto um caso de Saúde Pública, deve ser detetada e temos capacidade de intervenção de acordo com as normas da Direção-Geral de Saúde. Temos três casos na Região e estão identificados".

2 visualizações