Buscar
  • Henrique Correia

Ordem de Camões é novidade entre as Ordens Honoríficas Portuguesas


Alteração foi publicada hoje em Diário da República. Também criados o grau de Grande-Colar da Ordem Militar de Cristo e o grau de Grande-Colar da Ordem Militar de Avis.



Cristiano Ronaldo inclui a galeria de distinguidos com Ordens Honorificas Portuguesas, no caso da imagem referente à Ordem do Infante D. Henrique.


A Ordem de Camões passa a figurar no conjunto de Ordens Honorificas Portuguesas, já previstas por legislação correspondente.

A alteração foi publicada em Diário da República e o objetivo é "distinguir quem preste serviços relevantes à língua portuguesas e à sua projeção no mundo e à intensificação das relações culturais entre os povos e as comunidades que se exprimem em português, bem como serviços relevantes para a conservação dos laços das comunidades portuguesas com Portugal".

Simultaneamente, cria o grau de Grande-Colar da Ordem Militar de Cristo e o grau de Grande-Colar da Ordem Militar de Avis.

A sua integração no quadro das Ordens Honoríficas Portuguesas "abre o caminho a uma concessão de reconhecimento a personalidades e instituições que se destaquem na projeção da língua portuguesa no mundo, verdadeiro património imaterial de oito Estados e diversas comunidades de falantes espalhadas por todos os continentes', consta do documento publicado em DR.

O mesmo texto esclarece que "se é certo que a possibilidade de distinção por serviços prestados à língua e à cultura portuguesa já existe no atual quadro das Ordens Honoríficas Portuguesas (seja através da distinção do mérito literário patente na Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, seja através da finalidade de distinção dos serviços na expansão da cultura portuguesa subjacente à Ordem do Infante D. Henrique), a centralidade da valorização autónoma da língua portuguesa como eixo agregador da comunidade dos falantes de português deve ser merecedora de um reconhecimento específico na lei".

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo