top of page

País sem Justiça e sem Autoridade

  • Foto do escritor: Henrique Correia
    Henrique Correia
  • 11 de jun.
  • 2 min de leitura

É isto que o povo quer? Ou é contra isto que o povo deve lutar, reivindicar, exigir alterações legislativas e, se for o caso, punir com os meios democráticos disponíveis?



Portugal está a perder autoridade enquanto Estado Democrático, está a tirar autoridade às polícias, a Justiça não funciona e pouco se debate sobre alterações legislativas para que funcione, para que o Ministério Público investigue e seja consequente, para que os juízes possam ter mão mais pesada e para que os crimes sejam efetivamente punidos, exemplarmente punidos, para que as autoridades políciais façam o seu trabalho sem que os detidos de manhã possam sê-lo também à tarde, três e quatro vezes, sempre com liberdade com um ridículo termo de identidade e residência e com apresentações periódicas que, na prática, valem zero em termos de Justiça. Por isso, raramente se faz justiça real em Portugal, encoraja-se o crime e num País que, um dia destes, pode enfrentar uma realidade de justiça popular. É o fracasso do Estado de Direito.

O que se passou ontem no Teatro A Barraca, em Lisboa, onde um ator foi agredido por um grupo com ligações à extrema direita. No mesmo dia em que um grupo de jovens, supostamente adeptos do Sporting, agrediu e incendiou um carro com supostos adeptos do Porto. Dois episódios gravíssimos, mas quase previsíveis face ao crescendo de violência que vem tomando conta da sociedade portuguesa, da capital propriamente dita, com um regime político permissivo, de "panos quentes", com medo das mudanças, mas que a manter-se inerte acabará por sucumbir às mãos dessa permissividade. Vai colher o que planta, ou seja o que permite. Se permite insegurança, vai colher insegurança.

Todos nós, pelo menos os que se dão ao trabalho de pensar, temos o dever de alertar, de falar, de escrever, de participar num objetivo de segurança para que as novas gerações tenham futuro e sintam que este País fez alguma coisa por isso.

Um Estado com Autoridade é um Estado que resolve os seus problemas. Um Estado sem Autoridade é um Estado que vai asfixiar nos seus problemas. E arrastar o seu povo para a "lama" e sem horizonte.

É isto que o povo quer? Ou é contra isto que o povo deve lutar, reivindicar, exigir alterações legislativas e punir, se for o caso, com os meios democráticos disponíveis?

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page