José Manuel Rodrigues: "A situação é, particularmente, preocupante na Serra de Água, onde as terras dos dois lados do vale ficaram numa situação de grande instabilidade, mas também no Curral das Freiras".
O CDS-PP Madeira, parceiro parlamentar do Governo, defende que o Governo Regional deve acelerar "os trabalhos de limpeza e estabilização dos solos afetados pelos incêndios". Refere que "a erosão dos solos é um dos grandes problemas do rescaldo dos fogos, tendo em conta que se aproxima a época das chuvas".
O líder do CDS teve ontem a oportunidade de visitar algumas zonas afetadas pelos fogos e recebeu muitos alertas de muitos residentes.
Se não conseguirmos limpar as toneladas de eucaliptos ardidos, se não sustermos as toneladas de pedra que se desprenderam das encostas e se não contivermos a terra dos terrenos devastados, poderemos ter graves problemas na costa sul da Madeira, em caso de chuvas torrenciais.
A situação é, particularmente, preocupante na Serra de Água, onde as terras dos dois lados do vale ficaram numa situação de grande instabilidade, mas também no Curral das Freiras, no jardim da Serra, em Câmara de Lobos e na Lombada, na Ponta do Sol. No Funchal, a situação é sensível, já que os incêndios estalaram toneladas de basalto que podem descer pelos cursos de água, no caso de fortes chuvas, como já aconteceu num passado recente.
Comments