top of page
Buscar

Pedro Fino reafirma compromissos com as energias renováveis

Foto do escritor: Henrique CorreiaHenrique Correia


Objetivo principal do projeto, que nasceu de um investimento de 700 mil euros, foi estudar soluções para a descarbonização dos três portos da Madeira (Funchal, Caniçal e Porto Santo.





O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, sublinhou esta terça-feira o “compromisso” da Região com as energias renováveis, lembrando os investimentos que foram feitos neste domínio nos últimos anos, ao nível do aproveitamento hídrico, da energia solar e eólica e das centrais de baterias.

Fino, que falava durante o workshop de apresentação das conclusões do Estudo Green Ports Madeira, que decorreu na Gare Marítima da Madeira, apontou precisamente este projeto, liderado pela Administração dos Portos da Madeira (APRAM, SA) em parceria com a Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), como exemplo desse compromisso.

“É um projeto muito valioso para a Madeira, que está em linha com aquela que é a política ao nível das energias renováveis e ambientalmente sustentáveis”, afirmou o secretário regional, destacando o trabalho que a APRAM tem desenvolvido nesta área.

European Green Deal da União Europeia estabeleceu metas ambiciosas em relação à redução de emissões de CO2, e as conclusões apresentadas esta terça-feira pelo Green Ports Madeira são um instrumento de trabalho fundamental para os próximos passos que têm que ser dados nos portos regionais.

O objetivo principal do projeto, que nasceu de um investimento de 700 mil euros, foi estudar soluções para a descarbonização dos três portos da Madeira (Funchal, Caniçal e Porto Santo) tendo como metas o European Green Deal: Redução das emissões de CO2 em 55% até 2030 e Net-zero até 2050. Para tal, foram apresentadas soluções para a instalação de infraestruturas de Onshore Power Supply (OPS), para o fornecimento de energia aos navios atracados, permitindo assim que possam desligar os motores auxiliares, reduzindo a emissão de gases e contribuindo para a redução e ruídos e vibrações na cidade. Em paralelo, foram desenvolvidos estudos sobre a descarbonização dos meios navais da APRAM e sobre soluções de energias renováveis para autoconsumo das infraestruturas portuárias.

 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page