Secretaria da Saúde revela o recrutamento de mais 21 farmacêuticos no espaço de 4 anos.
O secretário regional da Saúde reafirmou, num documento da secretaria, que da mesma forma que "existe o médico de família e o enfermeiro de família, deve-se evoluir para a criação da figura do “farmacêutico de família”.
A nota governamental incide no investimento público na área dos farmacêuticos, no reforço da resposta do serviço com o recrutamento de mais 21 farmacêuticos no espaço de 4 anos. Em 2019, o SESARAM tinha 13 farmacêuticos e, atualmente, conta com 34 profissionais nesta área.
Todas as medidas concretizadas assentam na valorização do papel dos farmacêuticos enquanto profissionais de saúde, de elevado valor para o Sistema Regional de Saúde e para a saúde da população em geral. Um exemplo disso foi a criação da carreira do farmacêutico na RAM, uma medida inovadora no país, aplaudida e reconhecida por todas as entidades nacionais, incluindo a Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, em janeiro de 2022.
Entre outras medidas/investimentos na área, relembramos a criação da via verde do medicamento, em abril de 2018, a Unidade de Farmacovigilância, em julho de 2019, e o investimento crescente realizado na área do medicamento inovador.
Comments