Buscar
  • Henrique Correia

Pensionistas da Madeira vão esperar até fevereiro para verem aumentos e tabelas


Pensões da Segurança Social pagas a 10 de janeiro já com aumento e com as novas tabelas de retenção. Para continente e Açores.




As pensões da Segurança Social serão pagas em 10 de janeiro e já vão incluir o aumento previsto para 2022. Serão sujeitas às taxas de retenção na fonte do IRS em vigor este ano. Mas só para os pensionistas do continente e dos Açores. Os da Madeira esoeram até fevereiro para a "cor" dos aumentos e das tabelas.

Respondendo às dúvidas da agência Lusa, o ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social diz que "em relação à Região Autónoma da Madeira, as novas tabelas de retenção apenas serão aplicadas a partir de fevereiro, sendo nessa altura feito o acerto retroativo a janeiro.

“As novas tabelas de IRS da Região Autónoma da Madeira (publicadas no dia 30 de dezembro, depois do processamento das pensões de janeiro) serão aplicadas a partir de fevereiro (com efeitos retroativos a janeiro)”, precisa o Ministério tutelado por Ana Mendes Godinho.

Com as tabelas de retenção na fonte do IRS em vigor em 2022, os pensionistas residentes no continente com uma pensão até 710 euros estão isentos do pagamento deste imposto. Em 2021, esta isenção aplicava-se a pensões até aos 686 euros.

No Açores, o valor de pensões isento de retenção na fonte aumenta de 686 euros, em 2021, para 741 euros em 2022.

Na Região Autónoma da Madeira, os limites de isenção de retenção na fonte para as pensões são iguais aos do continente.

11 visualizações