Buscar
  • Henrique Correia

Pista de patinagem com capacidade de utilização inicial para 80 atletas


A empreitada de construção iniciou-se em meados de dezembro de 2020, prevendo-se a sua conclusão em setembro de 2021





O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas esteve hoje a acompanhar as obras relacionadas com a construção da pista de patinagem. A empreitada de construção iniciou-se em meados de dezembro de 2020, prevendo-se a sua conclusão em setembro de 2021. Até à data foram realizados os muros de suporte de delimitação da pista e trabalhos de terraplenagem e drenagens, que antecedem a realização da estrutura de pavimento da pista.

O local onde será implantada a Pista de Patinagem no Complexo Desportivo dos Prazeres encontrava-se sem qualquer tipo de construção. O prédio localiza-se numa zona em crescimento urbanístico, com bons acessos e está inserido numa mancha onde existe alguma zona verde na envolvente e perto do Pavilhão Desportivo. Encontra-se servido de arruamento público, assim como de algumas infraestruturas.

Segundo revela a secretaria, no início, a pista está prevista ser utilizada por 80 atletas, podendo atingir os 150, diversas vezes semanalmente. O projeto proposto teve como pressuposto a elaboração de uma pista de patinagem com largura útil patinável de 6,50m, solicitado pelo dono de obra, sendo esta a principal condicionante e que levou à adaptação dos parâmetros requeridos pela WORLD SKATE, organismo que tutela a prática de desportos patinados. A construção da pista implica a construção total de um único piso. A bancada terá capacidade para 320 lugares sentados e 4 lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida.


Caraterísticas


- Zona patinável (com largura de 6,50m) em todo o desenvolvimento da pista.

- Faixa de segurança (com demarcação no pavimento especifica, e largura de 0,50m).

- Faixa interior, não patinável, com a função de montagem de equipamento de apoio e utilização por parte dos juízes.

- Faixa exterior, com largura variável entre 1,80m e 3,00m para utilização por parte das equipas e treinadores.

- Acesso à bancada, através de um anel exterior, que permite o acesso pelo lado este da pista.

- Bancada, com capacidade para 320 lugares sentados e 4 lugares para pessoas com mobilidade condicionada.

- Acesso automóvel, com estacionamento para viatura de emergência/socorro e forças policiais.

- A pista será dotada de iluminação artificial, de modo a comportar treinos em período noturno.

- Perante a necessidade de utilização de iluminação artificial, optou-se pela execução de um compartimento técnico dedicado à instalação de quadro elétrico, com dimensões necessárias à instalação e manobra do quadro elétrico.

- Dotou-se a infraestrutura de abastecimento de água potável, para consumo humano, lavagens, rega e combate a incêndios florestais.

- Projetou-se a instalação de 6 mastros de bandeiras, de modo a cumprir os requisitos à competição de provas internacionais.

- A infraestrutura será dotada de um sistema de drenagem de águas pluviais, de modo a garantir a sustentabilidade da pista em dias invernosos.


5 visualizações