Calado lembra "progressão da carreira dos professores na contagem dos anos de serviços e lamentou que o bom exemplo regional não foi seguido nacionalmente.
Esta quinta-feira, Dia do Professor, foi inaugurado o monumento em homenagem ao professor, situado na Ponte da Cabouqueira, sobre a ribeira de São João, ponte que passa a chamar-se Ponte do Professor, como adiantou Pedro Calado.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal do Funchal valorizou o trabalho da educação e dos professores, salientando ser "uma profissão"" que mudou o mundo e as pessoas , tornando-o mais cívico e mais humano, apontando ainda que acredita que se pode fazer mais e melhor no que diz respeito aos valores cívicos até porque a profissão de professor pelo que exige e pelo papel fundamental que desempenha na formação das pessoas e da sociedade «não é de mero acaso» nem «de tudo e de todos", refere uma nota publicada nas plataformas digitais da Autarquia.
Pedro Calado destacou ainda o papel fundamental das mulheres no ensino, mas também na educação e formação das pessoas, de modo geral.
O autarca elogiou ainda o escultor Francisco Simões, sendo esta a sua primeira peça de estatutária no Funchal, pedindo-lhe que não se afaste nem se ausente da vida da Região.
Registe-se ainda o relembrar do que a Região fez em prol da progressão da carreira dos professores na contagem dos anos de serviços, com o autarca a lamentar e a lembrar que o bom exemplo regional não foi seguido nacionalmente.
A estátua hoje inaugurada, que é, recorde-se, uma vez mais, uma homenagem aos professores, foi financiada pela Câmara Municipal do Funchal, no valor de 31 mil euros e era uma antiga aspiração dos docentes, ficando bastante próxima da sede do Sindicato dos Professores.
Comments