top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Porto do Funchal no top 10 com maiores emissões de enxofre por cruzeiros




APRAM reage: "A qualidade do ar do Funchal não tem sido afetada como têm demonstrado as avaliações, inclusive relativamente ao teor de enxofre".



Um estudo divulgado pela ZERO aponta o 6.º lugar de Portugal entre os países europeus com maiores níveis de poluição por óxidos de enxofre emitidos pelos navios de cruzeiro.

Os Portos de Lisboa e do Funchal estão no top 10 dos portos com maiores níveis de poluição, sendo que o porto de Barcelona lidera o ranking de portos com maiores níveis de poluição associada a navios de cruzeiro, seguido pelo porto de Civitavecchia em Roma e pelo porto de Piraeus em Atenas.

O porto de Lisboa figura em quinto lugar e o porto do Funchal completa o top 10. As emissões de óxidos de enxofre associadas a navios de cruzeiro no porto de Lisboa foram superiores em 2022, em comparação com o ano de 2019, pré-pandemia.

Uma reação da Administração de Portos da Madeira refere que "efetivamente, e sem prejuízo de um excelente balanço relativamente ao número de escalas - em 2022, registaram-se 302 escalas só no Porto do Funchal, mais 03 que as registadas em 2019, o ano pré-pandemia - a qualidade do ar do Funchal não tem sido afetada como têm demonstrado as avaliações, inclusive relativamente ao teor de enxofre.

A APRAM tem trabalhado no sentido de perceber o impacto dos navios de cruzeiro na qualidade do ar da cidade do Funchal, através de medições in situ, tendo já realizado uma campanha de medição durante a época alta de navios de cruzeiros, em conjunto com a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, cujos resultados preliminares apontam para uma boa qualidade do ar no local, durante o período de medição.

De acordo com a classificação da Agência Europeia do Ambiente, divulgada através do Observador Europeu da Qualidade do Ar Urbano, tendo em consideração os dados recolhidos entre 2021 e 2022, o Funchal é a 4ª cidade europeia com melhor qualidade do ar

8 visualizações

Comments


bottom of page