Buscar
  • Henrique Correia

Presidente da República releva "valor estratégico do mar" no Dia dos Oceanos


Marcelo Rebelo de Sousa assinala hoje na Madeira o Dia Mundial dos Oceanos considerando a sustentabilidade dos recursos.




O Presidente da República assinala hoje, na Madeira, o Dia Mundial dos Oceanos, reconhecido desde 1992 pelas Nações Unidas e que tem este ano como mote “Os oceanos: vida e subsistência”.

Marcelo Rebelo de Sousa marca este momento através do conhecimento de diversas iniciativas e projetos ligados à economia do mar, da arte, da pesca à aquacultura, à tecnologia digital, ao turismo, à biotecnologia.

Na página da Presidência da República, o Chefe de Estado lembra o valor estratégico do mar português e alerta para a necessidade de o modelo de desenvolvimento do setor assentar na sustentabilidade dos recursos, no qual os projetos deverão ser pensados de forma integrada com os ecossistemas e na justa e equilibrada ponderação dos valores em apreço, tendo presente a vital importância que os oceanos representam na fixação de carbono e no combate ao aquecimento global, mas também no potencial que encerram para o desenvolvimento económico e social sustentável de Portugal.

"Esta comemoração reveste-se de particular significado num momento em que a aposta na economia azul, e o aproveitamento sustentável dos recursos marítimos, abre diversas perspetivas de desenvolvimento para Portugal, numa indissociável ligação às áreas da defesa, da ciência, da inovação e produção de conhecimento e à promoção de uma economia circular e de baixo carbono", refere a nota de Belém.

19 visualizações