Prometido é devido: Nuno Morna mete proposta para voto em mobilidade
- Henrique Correia
- 19 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Nuno Morna: ""Todos os portugueses (madeirenses incluídos) podem votar antecipadamente e em mobilidade nas outras eleições. Nas suas os madeirenses não podem".

Foi uma "bandeira" da Iniciativa Liberal, partido que sempre criticou a inexistência do voto antecipado e em mobilidade nas Regionais da Madeira, sendo que relativamente aos Açores isso já é possível.
Hoje, Nuno Morna, o deputado único da IL, revelou precisamente a entrada da primeira iniciativa legislativa, que tem a ver com a alteração da Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, de modo a permitir o voto Antecipado e em Mobilidade.
"Todos os portugueses (madeirenses incluídos) podem votar antecipadamente e em mobilidade nas outras eleições. Nas suas os madeirenses não podem. São tratados como portugueses de segunda por outros que se dizem madeirenses", refere o parlamentar da IL.
"O voto antecipado e em mobilidade é uma prática eleitoral que permite aos eleitores votarem antes do dia oficial das eleições ou em locais diferentes do seu local de residência. Esta prática é importante por várias razões e deve ser defendida para garantir eleições justas e inclusivas.
Em primeiro lugar, o voto antecipado e em mobilidade aumenta a participação eleitoral. Muitos eleitores enfrentam obstáculos para votar no dia oficial das eleições, seja devido a compromissos de trabalho ou familiares, porque a estudar fora da sua área de residência ou a doenças ou deficiências que dificultam a mobilidade. O voto antecipado e em mobilidade permite que estas pessoas votem num momento ou local que lhes seja mais conveniente, aumentando assim a participação eleitoral e fortalecendo a democracia".
コメント