Associado à aproximação e passagem de superfície frontal fria, prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros pontualmente fortes.

O Serviço Regional de Proteção Civil emitiu informações relativas às previsões de mau tempo até amanhã, dia 7 de dezembro, na Madeira.
Refere uma nota do SRPC que "de acordo com os contatos mantidos entre o Comando Regional de Operações de Socorro e o Observatório Meteorológico do Funchal (IPMA), até ao fim da manhã do dia 7 (quarta-feira), associado à aproximação e passagem de superfície frontal fria, prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados de trovoada mais prováveis na costa sul e nas regiões montanhosas da ilha da Madeira, em especial durante o fim da tarde e noite do dia 6 (terça-feira).
A partir do fim da tarde do dia 6 (terça-feira) e a madrugada do dia 7 (quarta-feira), vento moderado de sudoeste, temporariamente forte (30 a 40 km/h) com rajadas da ordem de 80 a 90 km/h nas regiões montanhosas e 70 a 80 km/h nas regiões costeiras, mais expostas a ventos de sudoeste.
O Serviço de Proteção Civil recomenda o acompanhamento dos avisos meteorológicos emitidos pelo IPMA e aborda os efeitos expectáveis:
EFEITOS
o Em função das condições meteorológicas previstas é expectável;
o Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
o Desprendimento de estruturas e objetos soltos provocados por deslizamentos ou por ventos fortes, contínuos ou em rajada.
o Em áreas arborizadas, a queda de ramos ou árvores e outros detritos para a faixa de rodagem;
o Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.
ORIENTAÇÕES GERAIS
o Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água;
o Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
o Os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que aconselha cuidados especiais nas atividades durante o período em que vigora o aviso.
o Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores e outros detritos para a faixa de rodagem;
o Danos em infraestruturas montadas ou suspensas;
o Ter especial atenção à brusca formação de gelo na estrada, que poderá dificultar a condução e provocar o atravessamento dos veículos e a ocorrência de acidentes;
o Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes
o Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
Comments