top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Quartos dos lares custam 1290 euros por mês



Elvio Sousa: "Não há capacidade de resposta, e quando elas aparecem são a preços fora do alcance do rendimento médio dos madeirenses".




Na iniciativa política desta manhã, o líder do JPP, Élvio Sousa, aproveitou para abordar um assunto que esteve desde sempre na agenda do JPP que é o das altas problemáticas na Região, e as suas consequências na ocupação das camas hospitalares.

A verdade é a seguinte. Este Governo PSD/CDS não teve infelizmente uma estratégia precoce para minimizar esta situação, e independentemente de muitos casos onde as famílias têm a preocupação de buscar os seus familiares ao Hospital, depois não existem soluções e vagas acessíveis nos lares da Madeira. Não há capacidade de resposta, e quando elas aparecem são a preços fora do alcance do rendimento médio dos madeirenses, ou seja, quartos de lares a custar mais de 1290,00 euros ao mês, quando a dependência do idoso é superior a 75%.

E ainda realça-se. O programa de Governo desta coligação PSD/CDS (2019-2023) refere o objetivo de “aumentar o número de camas para idosos em lares”, uma meta não concretizada, criando uma situação caricata de ter atualmente o 1.º piso nascente do Hospital Central do Funchal, que era para cirurgias, a estar transformado numa ala de lar de idosos, sobrecarregando o orçamento saúde, quando a Segurança Social anda de mãos a abanar.”

“Ora quando o governo PSD/CDS gasta 45 milhões numa fábrica de algas, 20 milhões num campo de golfe, 130 mil euros numa viagem principesca à Venezuela, mais 100 mil euros em estudos de criptomoedas e não priorizou ou protegeu a população idosa, estamos perante um falhanço monumental. E para não mencionar a estratégia cega de privatização, que fez disparar os preços e o “negócio dos idosos”.

Neste momento o paradoxo é o seguinte: os Madeirenses não só têm a dificuldade para adquirir uma casa ou alugar apartamento a preços acessíveis como, também, para dar qualidade de vida aos seus idosos familiares estão a pedir preços de quartos de lares a mais de 1200 euros. “

4 visualizações

Comentarios


bottom of page