No primeiro semestre de 2022 o valor investido na dispensa de medicamentos no Serviço de Saúde da RAM ultrapassou os 22 milhões.
Uma nota da secretaria regional da Saúde e Proteção Civil dá conta que o investimento na área do medicamento "continua a ser uma aposta do Governo Regional, revelando que "são despendidos anualmente mais de 80 milhões de euros em medicamentos, cerca de 40 milhões através do SESARAM e cerca de 40 milhões em comparticipações através do IASAÚDE".
A mesma informação acrescenta que "o investimento em medicamentos inovadores está também em crescendo no Serviço Regional de Saúde nos últimos anos, sendo que em cinco anos passou de 8% para 30%".
A título de exemplo, "só no primeiro semestre de 2022 o valor investido na dispensa de medicamentos no Serviço de Saúde da RAM ultrapassou os 22 milhões e em 2021 ultrapassou os 42 milhões de euros. Em termos de comparticipações através do IASAÚDE, no primeiro semestre deste ano já atingiu os 21,9 milhões de euros e em 2021 totalizou 41,5 milhões de euros. Acerca dos medicamentos comparticipados pelo IASAÚDE nas farmácias comunitárias importa aclarar que essas comparticipações saem do Orçamento da RAM e não do Estado Português".
Opmerkingen