top of page
Buscar
Foto do escritorHenrique Correia

Representante apela ao compromisso do Estado com as Forças Armadas



"O esforço que coletivamente vos pedimos deve ser retribuído pelo Estado".




O Representante da República na Madeira foi hoje ao aniversario do Comando Operacional para lembrar o papel importante das Forças Armadas: "Pede-se ao poder político que esteja à altura do esforço que vos exige. A vós, que não deslustrem a confiança de que são credores. Aqueles a quem o Estado confia o uso das armas – mas a quem exige, se necessário, o sacrifício da própria vida –, são homens e mulheres com particulares deveres. Sem que tal leve a esquecer que gozam igualmente de direitos. O esforço que coletivamente vos pedimos deve ser retribuído pelo Estado. Tal passará, necessariamente, por valorizar as vossas vidas e carreiras, sem esquecer a necessidade de dotação adequada de meios e equipamento".

Ireneu Barreto recordou, também, a liberdade que trouxe o 25 de abril de 74, a assinalar meio século, que deu a Autonomia e que teve uma importante participação dos militares, fazendo alusão a este facto histórico para referir que "paira sobre o Mundo um triste espectro projetado por regimes não democráticos – ou só formalmente democráticos – que não hesitam em anular dissidentes internos ou a ameaçar com a guerra fora das suas fronteiras.

A liberdade e a paz são bens frágeis. Nós, que as temos, devemos estimá-las. E, na medida do possível, apoiar aqueles que lutam por elas um pouco por todo o Mundo.".

Por isso, acrescenta o Representante, "todos os esforços devem ser feitos para pôr um fim à agressão da Rússia à Ucrânia, pois o resultado desta guerra determinará se a Europa pode aspirar a um futuro fundado no respeito do Direito Internacional, ou se mergulhará na incerteza, na angústia e no horror ditados pela ameaça da força sobre a razão".


8 visualizações

Comments


bottom of page