"Uma justa distinção que se junta a muitas outras, entre elas a Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira, atribuída, à data, a apenas sete personalidades".
O Representante da República para a Madeira vem saudar publicamente "com profunda alegria, a atribuição do Prémio Pessoa ao Cardeal D. Tolentino de Mendonça.
Com esta importante distinção, fica mais uma vez evidenciada a condição de D. Tolentino enquanto figura única da Cultura e da Fé, nas suas múltiplas facetas como Homem de Letras e Príncipe da Igreja.
Num tempo de guerra e angústia, a voz singular de D. Tolentino deve ser uma luz que nos ilumina a todos no caminho da tolerância do Outro e da compreensão entre os Homens.
Ao Cardeal D. Tolentino Mendonça apresenta o Representante da República as maiores felicitações por mais esta distinção, que volta a encher de orgulho os seus conterrâneos nesta Região Autónoma".
Também o Governo Regional e o seu Presidente, Miguel Albuquerque, vêm manifestar "o maior regozijo pela atribuição do Prémio Pessoa 2023 ao Cardeal Tolentino Mendonça, em reconhecimento do “papel significativo na vida cultural e científica do País”.
Uma justa distinção que se junta a muitas outras, entre elas a Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira, atribuída, à data, a apenas sete personalidades.
Nascido no concelho de Machico em 1965, D. José Tolentino Mendonça é um madeirense que há muito prestigia e projeta a nossa Terra no País e no Mundo, não só enquanto arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, mas também como investigador, poeta e ensaísta".
Comentarios