Rodrigues quer reforma do sistema político regional
- Henrique Correia
- 11 de out. de 2023
- 2 min de leitura
"...que aperfeiçoe o funcionamento das nossas instituições, amplie os mecanismos de fiscalização do Governo e da administração pública, reforce a transparência dos titulares da atividade política".






“A Legislatura que hoje iniciamos será marcada pelos 50 anos do 25 de abril e do 25 de novembro, datas decisivas para a implantação da Democracia e, por isso, constitui uma oportunidade para que se faça uma reforma do sistema político regional que aperfeiçoe o funcionamento das nossas instituições, amplie os mecanismos de fiscalização do Governo e da administração pública, reforce a transparência dos titulares da atividade política, dinamize a participação dos cidadãos na vida da comunidade e, sobretudo, restaure a confiança das pessoas na Política e nos políticos".
Foi assim que José Manuel Rodrigues, reeleito presidente do Parlamento com votos de 40 dos 47 deputados, começou por se dirigir às bancadas que têm um número recorde de partidos representados.
"Todas as legislaturas são diferentes e têm as suas particularidades, mas esta é especialmente desafiante face à representação de nove forças políticas, com uma maioria assente numa coligação de dois partidos e com um acordo de incidência parlamentar com um terceiro partido”, vincou José Manuel Rodrigues.
“Sei de onde venho, sei onde estou, mas sobretudo sei que é preciso continuarmos a trabalhar — todos juntos— para dignificar e prestigiar o principal órgão de Governo próprio da Região”, começou por referir o Presidente do Parlamento madeirense, garantindo, ainda, lealdade à “maioria que irá suportar o próximo Governo Regional” e o “máximo respeito às Oposições”.
José Prada, do PSD, Rubina Leal, do PSD, e Sérgio Gonçalves, do PS, foram eleitos Vice-Presidentes do Parlamento madeirense. Clara Tiago, do PSD, e Olga Fernandes, do PS, são as Secretárias da Mesa, e Carlos Fernandes, do PSD, e Gonçalo Aguiar, do PS, os Vice-Secretários.
Comments