top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Rui Caetano acusa Lopes da Fonseca de "mentir" na falta de apoio da República à UMa


Lopes da Fonseca disse que o Governo da República anunciou a construção de centenas de residências universitárias e, infelizmente, nenhuma delas vai ser na Região. Caetano diz ser "falso".




Declarações do deputado do CDS Lopes da Fonseca, após uma audiência com o secretário regional da Educação, disse que "ainda recentemente, o Governo da República ter anunciou a construção de centenas de residências universitárias e, infelizmente, nenhuma delas vai ser na Região Autónoma da Madeira. Neste sentido, questionamos, mais uma vez, o Governo da República, pois, pelos vistos, quando governa, fá-lo apenas para a República e esquece-se das duas Regiões Autónomas!

"É bom lembrar que a Universidade da Madeira, do ponto de vista constitucional, ainda depende do Governo da República e os investimentos da Universidade têm de ser feitos pelo Governo da República! Esta decisão da Região Autónoma da Madeira ter ficado de fora destas novas construções de residências universitárias, prejudica e muito os nossos estudantes, sobretudo os deslocados", vincou o centrista".

Hoje, Rui Caetano, deputado socialista, disse que Lopes da Fonseca "mentiu", numa declaração publicada no Facebook.

Já num texto para a comunicação social, o parlamentar recorda que "o contrato-programa que garante o financiamento para uma nova residência na Quinta de São Roque, foi assinado pelo reitor da Universidade da Madeira no dia 24 de novembro, em Lisboa, evento que contou com a presença do primeiro-ministro António Costa e a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, cumprindo com aquelas que são as responsabilidades do Estado no âmbito do ensino superior.

“É, portanto, falso”, refere Rui Caetano, “que a República não tenha incluído a Madeira nesta matéria, Lopes da Fonseca está a mentir deliberadamente e a tentar enganar os madeirenses”.

De referir ainda que a nova residência universitária garantida para o Funchal representa um investimento de 6,5 milhões de euros e irá disponibilizar 200 camas para estudantes universitários".

 

3 visualizações

Comments


bottom of page