top of page
Buscar
  • Duarte Azevedo

Sérgio Cruz: o 'Senhor Lançamentos'


Madeira pode chegar aos Jogos Olímpicos Paris'2024 através do atletismo com cinco atletas. Desses, dois são treinados por Sérgio Cruz.




Já por aqui apelidamos, buscando uma certa anologia com o 'Senhor Atletismo' Mário Moniz Pereira - atenção, figura inigualável da modalidade! -, Sérgio Cruz de 'Senhor Lançamentos'. Pelo menos no que toca à Madeira, julgamos que o epíteto tem toda a propriedade.

De facto, basta ver os resultados alcançados pelos atletas que treinou e treina Sérgio Cruz. Ainda recentemente escrevemos que a Madeira pode chegar aos Jogos Olímpicos Paris'2024 através do atletismo com cinco atletas a terem essa legítima aspiração, atendendo aos resultados alcançados. E desses cinco, dois são treinados por Sérgio Cruz: Mariana Pestana e Décio Andrade. Curiosamente numa especialidade, Lançamento do Martelo, que nunca teve grande expressão na Madeira. Até à chegada de... Sérgio Cruz!

Natural de Seia, onde nasceu a 17 de fevereiro de 1972, professor de Educação Física, veio para a Madeira para ficar um ano e "já lá vão 21", com a esposa. Agradado com o que encontrou, longe do frio da Serra da Estrela, Sérgio chegou já com currículo feito no atletismo, sobretudo nas camadas jovens. "Treinava 40 miúdos num campo de futebol e tive resultados bons em quase tudo", revela quem já tinha sido Treinador do Ano da AA da Guarda.

Na Madeira começou no CS Marítimo, como 'destacado', recordando o 'sucesso na Marcha do Hélio que bateu logo um recorde", para além dos "100 benjamins" que tinha à sua responsabilidade.

Quando passou, três anos depois, para o GD Estreito foi convidado a se dedicar ao treino dos Lançamentos. "Gosto de tudo no atletismo, mas os Lançamentos são mais desafiantes, é necessária muita concentração, muitas horas", concede. Cláudia Nóbrega foi a primeira atleta no Martelo, campeã nacional (de juvenis) logo no primeiro ano, com os treinos a se dividirem entre a serra e o campo de ténis (desativado) do Garajau... Daí para cá, os sucessos e os atletas não pararam. Ainda na Gala do AARAM 2023 Sérgio Cruz foi, uma vez mais, distinguido como 'Treinador do ano'.

Agora com o trabalho a decorrer, maioritariamente, 'na calmaria' do RG 3 onde se encontra a única estrutura de Lançamento do Martelo da Madeira. Sem grandes condições pelo menos oferece a tranquilidade necessária e importante para o treino. E, atenção, onde os seus atletas, nos lançamentos, fazem imensos quilómetros diariamente...

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page