Madeira pode chegar aos Jogos Olímpicos Paris'2024 através do atletismo com cinco atletas. Desses, dois são treinados por Sérgio Cruz.
Já por aqui apelidamos, buscando uma certa anologia com o 'Senhor Atletismo' Mário Moniz Pereira - atenção, figura inigualável da modalidade! -, Sérgio Cruz de 'Senhor Lançamentos'. Pelo menos no que toca à Madeira, julgamos que o epíteto tem toda a propriedade.
De facto, basta ver os resultados alcançados pelos atletas que treinou e treina Sérgio Cruz. Ainda recentemente escrevemos que a Madeira pode chegar aos Jogos Olímpicos Paris'2024 através do atletismo com cinco atletas a terem essa legítima aspiração, atendendo aos resultados alcançados. E desses cinco, dois são treinados por Sérgio Cruz: Mariana Pestana e Décio Andrade. Curiosamente numa especialidade, Lançamento do Martelo, que nunca teve grande expressão na Madeira. Até à chegada de... Sérgio Cruz!
Natural de Seia, onde nasceu a 17 de fevereiro de 1972, professor de Educação Física, veio para a Madeira para ficar um ano e "já lá vão 21", com a esposa. Agradado com o que encontrou, longe do frio da Serra da Estrela, Sérgio chegou já com currículo feito no atletismo, sobretudo nas camadas jovens. "Treinava 40 miúdos num campo de futebol e tive resultados bons em quase tudo", revela quem já tinha sido Treinador do Ano da AA da Guarda.
Na Madeira começou no CS Marítimo, como 'destacado', recordando o 'sucesso na Marcha do Hélio que bateu logo um recorde", para além dos "100 benjamins" que tinha à sua responsabilidade.
Quando passou, três anos depois, para o GD Estreito foi convidado a se dedicar ao treino dos Lançamentos. "Gosto de tudo no atletismo, mas os Lançamentos são mais desafiantes, é necessária muita concentração, muitas horas", concede. Cláudia Nóbrega foi a primeira atleta no Martelo, campeã nacional (de juvenis) logo no primeiro ano, com os treinos a se dividirem entre a serra e o campo de ténis (desativado) do Garajau... Daí para cá, os sucessos e os atletas não pararam. Ainda na Gala do AARAM 2023 Sérgio Cruz foi, uma vez mais, distinguido como 'Treinador do ano'.
Agora com o trabalho a decorrer, maioritariamente, 'na calmaria' do RG 3 onde se encontra a única estrutura de Lançamento do Martelo da Madeira. Sem grandes condições pelo menos oferece a tranquilidade necessária e importante para o treino. E, atenção, onde os seus atletas, nos lançamentos, fazem imensos quilómetros diariamente...
Commenti