Buscar
  • Duarte Azevedo

Sérgio Vieira, o natural sucessor de Machado...


Novo técnico alvinegro já havia substituído o professor em Moreira de Cónegos


O CD Nacional anunciou neste domingo Sérgio Vieira como treinador para a próxima temporada.

Assim, de repente, poder-se-à comentar que se trata do sucessor natural de Manuel Machado. Afinal, Vieira estreou-se como treinador principal em Portugal ocupando a vaga do então 'chicoteado' Machado pelo Moreirense, em Outubro de 2017. Pegou a equipa dos 'cónegos' em lugar de descida mas não durou muito: saiu em Fevereiro de 2018, com o Moreirense em posição de descida...

Curioso é que Sérgio Vieira estreara-se no comando de uma equipa sénior substituindo outro nome bem conhecido dos madeirenses, ainda nesta época treinador do Marítimo: Milton Mendes. Foi em 2015, quando ambos estavam ao serviço dos brasileiros do Atlético Paranaense. Milton era o treinador principal e Vieira o treinador dos sub-23. Aquele foi 'chicoteado' e o comando técnico ficou entregue a este, interinamente, por dois jogos.

Sérgio Vieira fez grande parte começou a sua carreira como observador - esteve no Braga e no Sporting na equipa técnica de Domingos Paciência -, depois apostou no futebol brasileiro e no regresso a Portugal, após o Moreirense, esteve em dois clubes que subiram à I Liga: no Famalicão, mas não acabou a época, foi despedido; no Farense - aqui também não acabou a época mas por motivo extra futebol, foi devido ao covid-19 que parou o campeonato. O certo é que Famalicão e Farense subiram... Sérgio Vieira permaneceu esta época nos algarvios, assinou por três anos, mas viria a ser despedido - o seu substituto, Jorge Costa, não fez melhor.

...E assim, aos 38 anos, Sérgio Vieira chega ao CD Nacional.

10 visualizações