Saúde alerta para o consumo de álcool em festas
- Henrique Correia
- 23 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
A DRS recomenda: "Ter cuidado com a saúde e não correr riscos desnecessários".

O pós pandemia foi de festas em cima de festas, milhares em todas elas por mais pequenas que sejam. É a consequência de dois anos de recolhimento devido à Covid-19. E nesta "sede" de festa, vem os excessos, também eles anormalmente superiores ao que eram. O álcool está no topo da prevenção, mas as entidades estão atentas a outras substâncias.
A secretaria regional da Saúde emitiu hoje uma nota precisamente para alertar a juventude e todos os que se deslocam para estas festas/arraiais.
A Direção Regional da Saúde alerta "para os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas, nomeadamente do álcool, em diferentes contextos, tais como ambientes festivos.
Importa recordar e reforçar algumas recomendações:
É importante impor limites;
Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas num curto espaço de tempo;
Ingerir alimentos, para ajudar a minimizar o efeito do álcool;
Consumir água, intercalando com as bebidas alcoólicas;
Ao se sentir desconfortável, diminuir ou parar o consumo de álcool;
Não perder de vista o copo, para não beber algo que não sabe o que é;
Nunca misturar álcool com um medicamento ou outras drogas;
Se consumir bebidas alcoólicas, não conduzir.
Lembra a DRS que "o consumo de álcool ou de outras drogas dificulta os processos de desenvolvimento e crescimento físico, intelectual e afetivo dos jovens, e, no geral, pode afetar a coordenação motora, a capacidade de atenção e a memória. Pode ainda conduzir a comportamentos de risco relacionados com a sexualidade, nomeadamente as relações desprotegidas e involuntárias".
Por outro lado, "conduzir sob o efeito do álcool pode causar acidentes, que põem em risco a vida do condutor e a de outros, uma vez que o consumo de álcool aumenta o tempo de reação, promove alterações da perceção do espaço e gera excesso de confiança"
A DRS recomenda: "Ter cuidado com a saúde e não correr riscos desnecessários".
Kommentare