top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

"Saneamentos": "Acordaram agora?", questiona João Pedro Vieira




"Só não rebolo a rir na areia do Porto Santo por onde se passeiam quase todos por estes dias porque prefiro o calhau madeirense".





A oposição queixou-se durante anos relativamente a um poder "musculado" que anulava tudo o que mexesse contra na Madeira. Era assim, na realidade, quem se suspeitasse franzir o sobrolho ao PSD era comunista desde pequenino, sendo que comunista era um rótulo que quem quisesse progredir empurrado não poderia ter. Nem em sonhos. Mas era um modo de alvo que se curcunscrevia à oposição, é verdade, cujas queixas caíram sempre num vazio em função de vitórias sucessivas do PSD e muitos "tiros nos pés" dessa mesma oposição, que sempre se "atropelou" quando no horizonte estava uma "nesga" de esperança na alternativa.

Hoje, o antigo secretário-geral do PS e antigo vereador da Mudança, no Funchal, João Pedro Vieira, veio a público reagir como quem reage revoltado pela reação abrangente quando esses "saneamentos" chegaram ao próprio PSD Madeira, com os apoiantes de Manuel António Correia a serem cirurgicamente afastados das funções que ocupavam. E ainda a "procissão pode ir no "adro".

O médico socialista escreve que "a hipocrisia tomou conta da política madeirense: ao fim de 50 anos, a Madeira descobriu que há saneamentos e perseguições políticas na região, que condicionam determinantemente a nossa vida coletiva e a individual de muita gente".

João Pedro Vieira diz mais: "Há uma comoção coletiva generalizada, instalada em todos os setores políticos e sociais regionais, com manifestações de solidariedade permanentes, dirigidas a quem, durante 50 anos, geração após geração, viveu, conviveu e sobreviveu à custa de tudo isso como se nada fosse, porque as vítimas eram “os outros” - os que não rumavam anualmente ao Chão da Lagoa. Já eu, quase igualmente comovido perante a violência do que se abateu sobre tão desgraçadas, inocentes e pobres vítimas, puros da vida politica e social madeirense que sempre denunciaram semelhantes comportamentos dirigidos a opositores políticos, só não rebolo a rir na areia do Porto Santo por onde se passeiam quase todos por estes dias porque prefiro o calhau madeirense.

Acordaram agora?"

26 visualizações

ความคิดเห็น


bottom of page