Feira do Livro entre 20 e 25 de abril na promenade.


"Ser alto com a Cabeça" é o desafio da Câmara Municipal de Danta Cruz para a Feira do Livro, a primeira iniciativa do género no concelho. Oito stands, 60 participantes, mais de mil alunos e cinco dias de feira com conversas literárias, apresentação de livros, música, teatro, performances, oficinas criativas e fogo de artifício. Estes são os atrativos da I Feira do Livro de Santa Cruz, que decorre entre os dias 20 e 25 de abril, na promenade dos Reis Magos, revela a Câmara de Santa Cruz.
O evento, que foi hoje apresentado na Casa da Cultura, decorrerá sob o tema ‘Ser alto com a cabeça”, frase inspirada no livro ‘O Senhor Valéry e a Lógica’, do escritor Gonçalo M. Tavares, que é também o cabeça de cartaz da Feira, marcando presença logo no primeiro dia com um curso sobre escrita e imaginação.
Como consta de uma nota da Câmara, o programa foi detalhado pela diretora técnica da feira, Raquel Gonçalves, que explicou que o certame pretende ser um hino à literatura e à imaginação como mecanismos de liberdade e de pensar o mundo. Realçou que “é a arte que sempre nos salva e torna mais altos, o que se viu perfeitamente na pandemia da COVID-19, período durante o qual, isoladas em casa, as pessoas usaram a arte, a música e a leitura de histórias para afastar a solidão e o medo. Leituras em ‘streaming’, crónicas literárias, música nas varandas, desenhos nas casas com mensagens de esperança, foram os vários recursos que fizeram da arte e da imaginação tábuas de salvação para uma situação extrema ”.
Entre os muitos convidados da Feira está, como já atrás foi referido, o escritor Gonçalo M. Tavares, Ana Cristina Pereira, Cláudio Hochman e Beniko Tanaka, Carlos Mil Homens, Helena Rebelo, Diana Pimentel, Violante Matos, André Escórcio, Luísa Paolinelli, Valentina Ferreira, Joana Martins, Marta Caires, Catarina Claro, Rita Vilhena, entre outros. O cartaz da iniciativa, inspirado no mote da Feira, é da autoria de Pedro Sousa.
Opmerkingen