top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Sargaço aos molhos com recorde de recolha num só dia



Dimensão corresponde a 16 carros de sargaço retirado na terça-feira até às 15 horas.




A Administração de Portos com o apoio do Sanas Madeira e da Câmara Municipal do Porto Moniz, retirou até às 15h00 de terça-feira, quase 80 metros cúbicos de sargaço do espelho de água junto ao Porto de Abrigo daquele concelho do norte da Madeira, o que é a maior quantidade daquela alga até agora recolhida num só dia, na região.

Esta maior quantidade teve a ver com o aumento dos recursos postos à disposição e sobretudo, com a mecanização desta recolha que começou na passada quinta-feira, dia 16 e permitiu recolher no total 143 metros cúbicos de sargaço.

Nesta terça-feira foram utilizadas barreiras de combate à poluição no mar, duas viaturas de caixa aberta, uma embarcação da APRAM - enviada por terra para o Porto Moniz - e um dispositivo de 09 operacionais, numa operação que contou com a colaboração do município local que disponibilizou uma das viaturas de caixa aberta que operou durante a tarde de segunda-feira e no dia de ontem, bem como uma máquina de carga com balde e respetivo operador, o que possibilitou mecanizar esta grande recolha de sargaço.

Para o efeito, foi criada uma zona de trabalho junto à grua do Porto Moniz, adaptando-se o sistema de recolha aos meios disponíveis.

Durante esta terça-feira e até às 15h00 foram recolhidos 16 carros de sargaço do cais do Porto Moniz.

A presidente do Conselho de Administração, Paula Cabaço e o diretor de Operações e Segurança da APRAM, Paulo Falé relevam “o esforço, abnegação e dedicação de todos os operacionais envolvidos em mais esta recolha de sargaço, com resultados evidentes no ambiente marinho e na imagem turística da Região Autónoma da Madeira.”

 

14 visualizações

Comments


bottom of page