Buscar
  • Henrique Correia

Seis novos casos na Região, 2 importados da África do Sul e Lisboa e 4 de transmissão local

Caso do Porto Santo permitiu identificar 17 contactos naquele concelho (3 foram confirmados, 8 foram negativos e 6 aguardam resultados)


O Instituto de Administração de Saúde da Região confirmou a existência de seis novos casos de Covid-19 na Madeira, sendo que esses seis casos fazem aumentar o número de positivos confirmados, cumulativamente, para 148. Relativamente aos novos infetados confirmados, trata-se de dois casos importados, com proveniência da Africa do Sul e Região de Lisboa e Vale do Tejo; e 4 dos casos de transmissão local, 3 identificados no concelho do Porto Santo e 1 no concelho do Funchal. O IASAÚDE revela, ainda, que "os casos diagnosticados no Porto Santo têm associação a um caso confirmado ontem na região de Lisboa e Vale do Tejo, de um viajante que esteve na Região desde o período de incubação da doença. A investigação epidemiológica desta cadeia de transmissão já permitiu identificar 17 contactos no concelho do Porto Santo (3 foram confirmados, 8 foram negativos e 6 aguardam resultados).

A mesma informação diz que "todos os contactos permanecem em isolamento e a investigação epidemiológica continua em curso".

Relativamente ao caso identificado no concelho do Funchal, foi identificada uma associação a viajantes provenientes da Região Norte. Há já 2 contactos deste caso identificados, que aguardam resultados laboratoriais. A investigação epidemiológica está em curso. Desde o dia de ontem, foram ainda identificadas 6 situações de viajantes que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde. Análises laboratoriais e investigações epidemiológicas estão em curso. Mantendo-se o total cumulativo de 118 casos recuperados de COVID-19, são 30 os casos ativos, dos quais 25 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 5 são casos de transmissão local. No que toca ao isolamento dos casos positivos, 18 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 11 em alojamento próprio. À data, 17903 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação MadeiraSafeToDiscover, 7725 destas pessoas estão em vigilância ativa. Sobre os testes para despiste de COVID-19 realizados na RAM, assinala-se que:

Até ao fim do dia 25/08/2020, no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, foram processadas 70819 amostras para teste de PCR, com 1805 amostras processadas nas últimas 24h. No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 38729 colheitas para teste à COVID-19 realizadas (até às 17h00 do dia de hoje).

14 visualizações