top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

SESARAM regressa terça-feira à atividade normal depois do ciberataque






Linha Criança 24h:  969 319 732

Linha Idoso das 09h às 21h:  apoio médico - 969 320 822

Linha de Apoio Psicológico:  969 320 140 

Urgência 24h: +351 291 705 666

Gabinete de Apoio à Família das 08h às 24h:  +351 291 705 608/+351 291 149 090 

Linha de Apoio SRS24h:  800 24 24 20




A única exceção à retoma será a realização das análises e exames não urgentes, ainda com algumas restrições.


O Serviço de Saúde da Região SESARAM, EPERAM informou hoje que amanhã, 8 de agosto, o funcionamento de todas as unidades, hospitais e centros de saúde, será normal depois de ter ocorrido "uma disfunção na sua rede informática devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o único objetivo de causar danos e de perturbar o normal funcionamento do Serviço", referiu uma primeira nota sobre o assunto.

No caso do hospital Dr. Nélio Mendonça e Hospital dos Marmeleiros, refere hoje o SESARAM, "será retomada toda a atividade clínica programada não urgente,  relacionada com as consultas externas. A única exceção será a realização das análises e exames não urgentes. Nestas unidades a atividade cirúrgica terá ainda algumas restrições e só serão realizados todos os atos cirúrgicos urgentes e seguros.

Os centros de saúde estarão a funcionar normalmente, com exceção da realização de análises e realização de alguns exames e vacinação.

"Apelamos aos utentes que tenham que se deslocar às unidades de saúde,  por diferentes motivos, se façam acompanhar de toda a informação clínica que disponham na sua posse, nomeadamente relatórios de exames, análises clínicas e medicação".

o Serviço de Saúde informa, ainda, que as comunicações telefónicas foram restabelecidas pelas 14:05H no Hospital Dr. Nélio Mendonça, pelo que os utentes podem recorrer aos números normais de contacto com o hospital. Também no Hospital João de Almada estão restabelecidas.

O Serviço de Sangue e Medicina Transfusional tem um contacto preferencial para ser usado pelos dadores, em caso de dificuldade pelo número geral: 926087218

Reafirmamos que devido às circunstâncias extraordinárias o SESARAM decidiu reativar o Processo Clínico Único em papel.Reiteramos a criação de uma rede paralela para assegurar o funcionamento dos sistemas internos do SESARAM, processo em curso.

O Gabinete de Cibersegurança deixou ainda um apelo para que a população tenha as devidas cautelas no acesso à informação e redobre atenção com possíveis correios eletrónicos ou mensagens de telemóvel com origem no SESARAM.


7 visualizações

Comments


bottom of page