top of page
Buscar
Foto do escritorHenrique Correia

Sociedade agressiva, dependências e 2023 difícil preocupam Rodrigues


Presidente da Assembleia aponta inflação descontrolada com uma crescente subida das taxas de juro, conjugada com os impactos económicos da guerra no coração da Europa.




José Manuel Rodrigues, o presidenteda Assembleia Regional, diz que é, por natureza, "um otimista", como refere, mas não está otimista para 2023, está com uma certeza: será um ano difícil. E disse-o no Congresso de Psicólogos da Madeira elencando três fenómenos que em sua opinião são motivo de preocupação:


. O primeiro é uma crescente agressividade, que parece querer instalar-se nas nossas sociedades, e que é fonte de conflitos e de alarme social;


. O segundo é o aumento do consumo das novas substâncias psicoativas, que estão na origem de inúmeros problemas familiares

e de insegurança pública;


. E o terceiro tem que ver com as novas adições e dependências relacionadas com os jogos online e os jogos de fortuna e de azar, que trazem sérios problemas de socialização, mas também de endividamento, aos jovens e às famílias.

O presidente do Parlamento diz que "a mistura de uma inflação descontrolada com uma crescente subida das taxas de juro, conjugada com os impactos económicos da guerra no coração da Europa, que não se pode prever quando terminará, terá consequências altamente nefastas para muitos países e regiões, e em particular para

muitas famílias e cidadãos que não vão conseguir manter os seus níveis de despesa e de qualidade de vida, o que terá necessariamente implicações na sua sanidade mental.

Esta é uma questão a que devemos estar especialmente atentos, já que é consabido que as crises económicas originam crises sociais e estas, por sua vez, dão lugar a descontinuidades e perturbações no bem-estar e na saúde das pessoas".

14 visualizações

コメント


bottom of page