top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Sondagem dá maioria absoluta à coligação com 26 deputados



Consulta do JM dá grande número de indecisos, descida acentuada do PS, subida do JPP, três eleitos para o Chega e um para a Iniciativa Liberal.



Uma sondagem da Intercampus, hoje publicada pelo JM relativamente às eleições regionais de 24 de setembro, a cinco dias do final da campanha, dá conta de uma maioria absoluta para a coligação Somos Madeira do PSD/CDS, que à luz destes dados ficaria com 34,6% e 26 deputados. O PS desce para 16,1% e com estes números teria 12 deputados. Acontece que os indecisos são muitos, o que na constitui um cenário nornal atendendo às reservas dos eleitores relativamente a este tipo de consulta e o receio de divulgar o sentido de voto. O que facilita ainda mais as margens de erro.

O JPP sobe (6,7%) mas talvez menos do que se esperava, ficaria com mais dois deputados passando de três para cinco parlamentares.

Esta sondagem revela a tendência de outras anteriores, a de que o Chega (4,8%) continua em alta e as previsões que possa eleger três deputados ao mesmo tempo que a Iniciativa Liberal (2,1%) elege um deputado e o PCP e o Bloco não terão qualquer eleito.

A sondagem revela um elevado número de indecisos, pelo que o resultado pode vir a ser diferente no próximo domingo, não ao nível do vencedor mas dos números, sendo que as tendências restantes deverão ter este sentido da sondagem mas podem ter outros valores mais ou menos penalizadores no que toca à oposição direta, o PS, mas também aos partidos tradicionais, o PCP e o BE, sendo que a penalização comunista em contexto de guerra na Ucrânia pode chegar à Madeira através do Parlamento.

De realçar a possibilidade de três deputados do Chega, o que a acontecer seria um dado novo no protesto dos madeirenses, muito por responsabilidade de André Ventura e não propriamente através dos candidatos regionais, que é o que está em causa nestas eleições, a escolha de deputados na Assembleia Regional.

22 visualizações

Comentários


bottom of page