top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Subida do JPP e penalização do CDS e PAN são dados previsíveis




Imprevisível a resistência do PSD ao efeito dos processos judiciais, também o PS que "não anda nem desanda" e o desaparecimento do PCP atendendo ao seu eleitorado fixo



PSD (20 deputados), PS (11), JPP (8), CHEGA (5), IL (1), CDS(1) e BE (1).


De acordo com a sondagem da AXIMAGE para o DIÁRIO e TSF, relacionada com as eleições regionais de domingo próximo, o PSD mantinha os atuais 20 deputados, tal como o PS, também mantinha os seus (11), sendo que o Juntos Pelo Povo regista uma subida para os 8 deputado. O CHEGA sobe para 5 deputados, o CDS só elege um, perde dois, e a IL e o Bloco 1 mantêm 1 deputado cada.

Este resultado revela vários indicadores que só domingo poderão ser ou não confirmados. Alguns deles já previsíveis há algum tempo, como a subida do JPP, sem dúvida a fazer uma oposição mais acutilantes, questionando mais, incomodando mais, e a compensação está à vista. Outro dado previsível é a saída do PAN, muito criticado por todo o processo relacionado com a viabilização do Governo. Previsível, também, amo resultado do CDS, também penalizado pela viabilização governativa. E não fora a mudança de líder, que segurou e recuperou algum eleitorado, e talvez não tivesse representação parlamentar a avaliar pela sondagem.

Imprevisível, por várias razões, sempre tendo em conta a sondagem, que pode não corresponder exatamenre à votação de domingo, está o PSD a resistir a todas as consequências dos processos judiciais, ainda que ocorra uma realidade diferente por precisar, agora, de um terceiro partido, não é suficiente, com estas previsões, uma aliança com o CDS e IL, precisa do CHEGA. Mas só com o CHEGA tem maioria absoluta com 25 deputados.

É também com alguma surpresa, embora pouca, este resultado do PS, uma vez que houve uma mudança de liderança e nem que fosse por isso haveria naturalmente alguns ganhos inclusive por força de um eleitorado que pretende a mudança e naturalmente veria no PS a possibilidade mais próxima de lá chegar. Por esta sondagem não é assim. Paulo Cafôfo poderá, domingo, valer mais do que isto, mas pela sondagem é pouco.

Mas como refere Victor Freitas, hoje no seu Facebook, ilustrando com uma sondagem para as eleições de setembro de 2023, "essa sondagem “rouba” 33% dos votos do PS e atribui mais 10 pontos percentuais ao PSD/CDS que depois não teve. Vamos trabalhar todos os dias para no domingo termos a mudança que está a acontecer".

A subida do CHEGA também revela alguma surpresa, significa que se mantém a tendência de protesto, embora com uma base maior do que se passa no todo nacional e não propriamente pela ação do partido na Região. O efeito Ventura é superior à ação política do CHEGA na Madeira.

A saída do PCP acaba por supreender na medida em que há, ou havia, um eleitorado fixo que mantinha o deputado do PCP. O que não significa nada, uma vez que esta é uma sondagem e vale o que vale nesse contexto.

Iniciativa Liberal e Bloco mantêm um deputado cada, o que é mais ou menos natural.


31 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page