O técnico não possui o Curso de Treinador UEFA-Professional (Grau IV - UEFA PRO), exigido para o escalão principal - há a exceção de se o técnico for o mesmo da subida poderá permanecer no clube, garantindo que, neste caso, em 2025, faz a formação 'UEFA PRO'.
O êxito da subida do CD Nacional fica-se a dever em muito - como o próprio presidente da Direção reconheceu - ao treinador Tiago Margarido. Um sucesso extraordinário que, porventura, não estava nos melhores sonhos nem do próprio técnico.
Tiago Margarido, 35 anos, estreou-se, assim, do melhor modo como treinador nas competições profissionais de futebol, depois de ter começado apenas com 21 anos nas camadas jovens do EAS Vila Nova de Gaia, seguindo-se passagem por Gondim-Maia e uma aprendizagem como 'adjunto' no Pedras Rubras, O. Douro, U. Leiria e Canelas. Aqui, no Canelas 2010, assumiu o papel principal em 2018/2019 até ingressar no Varzim na época passada - eliminou o Sporting CP da Taça de Portugal mas foi despedido em fevereiro.
Esta temporada ei-lo no CD Nacional, clube que até teve baixas importantes na estrutura - saídas de Saturnino Sousa e, depois, Tomás Faustino, mas com a entrada, mais tarde, de Ludgero de Castro - mas superou tudo e... chegou à I Divisão. Já Tiago Margarido se quiser chegar, também, à I Divisão como treinador principal na próxima época só o poderá fazer no CD Nacional uma vez que não possui o Curso de Treinador UEFA-Professional (Grau IV - UEFA PRO), exigido para o escalão principal - há a exceção de se o técnico for o mesmo da subida poderá permanecer no clube, garantindo que, neste caso, em 2025 faz a formação 'UEFA PRO'. Diz o Regulamento: 'No caso dos treinadores principais das equipas que sejam promovidas à Liga Portugal 1, e caso os treinadores se mantenham a treinar a equipa promovida, será suficiente os mesmos terem na época desportiva subsequente à da promoção, a habilitação UEFA-Advanced (Grau III) e na época seguinte a essa, comprovativo de estar a frequentar o curso para obtenção da habilitação UEFA-Professional (Grau IV)'.
Para já, Margarido possui o UEFA-Advanced (Grau III - UEFA A), que lhe dá acesso a ser treinador principal na II Liga mas na I Liga só se for no comando do clube que ajudou a subir. Curiosamente, na estrutura do futebol alvinegro neste momento apenas Ludgero Castro possui o curso de UEFA PRO.
Resumindo, Tiago Margarido, cujo contrato é de uma época, poderá continuar a exercer o papel de treinador principal no CD Nacional mas se for para outro clube da Divisão principal não poderá assumir esse papel e terá de ter alguém na equipa técnica com o 'UEFA PRO'.
Comments