top of page
Buscar
  • Duarte Azevedo

Três dos quatro portugueses nos Jogos Olímpicos da Juventude são madeirenses

Francisca Henriques, Jéssica Rodrigues e Martim Vieira.




Portugal vai estar representado nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno por seis atletas, quatro dos quais nascidos no país, sendo que destes quatro três são madeirenses.

Referimo-nos a Francisca Henriques, Jéssica Rodrigues e Martim Vieira que conseguiram, brilhantemente, o apuramento para uma competição que reúne os melhores desportista do Mundo até aos 18 anos, neste caso particular, na Patinagem de Velocidade no Gelo. Onde também estará Manuel Piteira, da Marinha Grande.

"Cada país só pode levar quatro atletas, dois femininos e dois masculinos, e nós entre 22 países presentes nesta modalidade somos um dos 12 que cumpriram a quota", explica, orgulhoso, Pedro Flávio, presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI), reconhecendo que "estes atletas têm um know-how da patinagem de velocidade em rodas" que lhes permitiu estes resultados de excelência. Aquele dirigente lembra, ainda, outro madeirense, "o Afonso Silva, que não vai a esta competição por dois meses de diferença da idade".

E Pedro Flávio é claro: "O objetivo máximo é a qualificação de pelo menos um atleta para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026".

Além da Patinagem de Velocidade no Gelo, Portugal estará na Coreia do Sul com dois atletas na modalidade de esqui alpino. Nahia Vieira da Fonte e Emeric Guerillot nasceram em França e são lusodescendentes.

Os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno realizam-se em Gangwon, na Coreia do Sul, entre 19 de janeiro e 1 de fevereiro.

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page