top of page
Buscar
  • Duarte Azevedo

Três madeirenses nos Jogos Olímpicos de Inverno




Para além de inédito, este feito revela, sobretudo, a qualidade dos atletas em causa e do trabalho desenvolvido pelos seus técnicos, para mais sabendo-se que nesta modalidade, Patinagem de Velocidade no Gelo, não receberam qualquer apoio governamental.





Como diria um conceituado jornalista português, 'não há outra maneira de o expressar: É SENSACIONAL!' Três madeirenses vão estar nos Jogos Olímpicos e Inverno da Juventude que se realizam entre 19 de janeiro e 1 de fevereiro em Gangwon, na República da Coreia do Sul.

Para além de inédito, este feito revela, sobretudo, a qualidade dos atletas em causa e do trabalho desenvolvido pelos seus técnicos, para mais sabendo-se que nesta modalidade, Patinagem de Velocidade no Gelo, não receberam qualquer apoio governamental.

Referimo-nos a Francisca Henriques (que era do CS Marítimo e agora está como Individual), Jéssica Rodrigues (CDR Prazeres) e Martim Vieira (que era do CS Marítimo e agora está como Individual).

Uma perspetiva que havia e que por aqui fomos dando conta e que agora é sublinhada pela publicação por parte da ISU - International Skating Union do número de vagas de participação nos Jogos atribuído a cada país, cabendo 4 a Portugal: duas no setor feminino e outras tantas no masculino. E dessas quatro três serão ocupadas por madeirenses! Que fizeram o transfer perfeito da Patinagem de Velocidade para a Patinagem de Velocidade no Gelo... modalidade olímpica embora sem apoio!

E se em femininos não há dúvidas de que Francisca e Jéssica são as únicas que pelos resultados alcançados ocuparão esses lugares, já nos masculinos Martim beneficia do facto de outro madeirense, Afonso Silva, ter conseguido posição para estar na Coreia do Sul mas como ultrapassa a idade permitida - tem mais alguns meses para além dos 18 anos... - deverá ceder o lugar a Martim Vieira. O outro português apurado será Manuel Piteira (Marinha Grande).

Para este tremendo sucesso, e sem alongar as distinções, para além dos próprios atletas - e os sacrifícios que fazem estando fora das suas casas, das suas escolas e que implicação tem nos estudos, longe dos familiares, longe do amigos ao longo de semanas e semanas... -, há que referir os técnicos Alípio Silva e Francisco Figueiredo, a juntar a outros da própria Federação de Desportos de Inverno, bem como todo o esforço despendido pelos pais.

...E lembrar a teimosia de alguns ultrapassando todo o tipo de obstáculos para vincar a tese da patinagem no gelo!!!

Para a HISTÓRIA, claro!!!

8 visualizações

Comments


bottom of page