top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Vírus da gripe e da Covid-19 estão a aumentar na Madeira



Prevê-se que esta tendência se mantenha nos próximos dias".





A Direção Regional da Saúde atualizou os referenciais normativos e as recomendações inerentes à vacinação contra a Gripe e Covid-19 alargando a população alvo de vacinação gratuita à população entre os 50 e os 54 anos.

O alargamento da vacinação sazonal gratuita acontece na sequência de atividade gripal intensa verificada e da disponibilidade atual de vacinas.

"Na RAM, temos verificado um aumento da circulação dos vírus respiratórios, que abrangem os vírus da Gripe e da COVID-19, acompanhando as temperaturas mais baixas que temos sentido, prevendo-se que esta tendência se mantenha nos próximos dias".

A DRS lembra que a vacinação contra a gripe é gratuita para:


- Pessoas com idade entre os 50 e os 54 anos (novo grupo);


- Pessoas com idade igual ou superior a 55 anos;


- Pessoas com doenças crónicas, imunodeprimidos ou com patologias específicas que determinam maior suscetibilidade a doença grave e às suas complicações;


- Grávidas;


- Profissionais da área da saúde e outros prestadores de cuidados (sector social, educação de infância e pré-escolar);


- Pessoas em contextos específicos (por exemplo, residentes em instituições, internados em Unidades de Saúde, doentes apoiados por serviços domiciliários e profissionais de serviços críticos).


No que respeita à vacinação contra a COVID-19, passa a estar disponível para todos os grupos destacados anteriormente e também para as pessoas com idade entre os 18 e os 54 anos, que se queiram vacinar.

Para as pessoas não incluídas nos grupos-alvo da vacinação gratuita contra Gripe, encontra-se disponível nas farmácias comunitárias, mediante prescrição médica, com a comparticipação de 37%

15 visualizações

Comments


bottom of page