Veja o que ganha com hábitos do sono
- Henrique Correia

- 30 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Respeitar a hora de deitar e dormir o tempo recomendado para a idade (dos 18 aos 64 anos entre 7 a 9 horas, mais de 64 anos entre 7 a 8 horas).

O calor e os dias mais longos de Verão e as mudanças de rotina durante as férias levam muitas vezes a alterações nos hábitos de sono, observa uma nota da Direção Regional da Saúde, que alerta para a importância do sono, como um pilar da saúde e bem-estar.
"O sono contribui para nos sentirmos saudáveis, focados e felizes, pelo que é importante manter uma “boa higiene do sono”:
- Respeitar a hora de deitar e dormir o tempo recomendado para a idade (dos 18 aos 64 anos entre 7 a 9 horas, mais de 64 anos entre 7 a 8 horas).
- Evitar refeições pesadas, bebidas estimulantes ou álcool a partir do final da tarde, assim como fumar uma a duas horas antes de ir para a cama. O álcool pode transmitir uma falsa sensação de relaxamento, mas na verdade, perturbará qualidade do sono, aumentando a adição e prejudicando a saúde. O jantar deve ocorrer pelo menos 2-3 horas antes (em caso de ter fome à hora de deitar, pode optar por uma ceia leve);
- Praticar exercício físico (i.e. caminhada ou outra atividade física de forma organizada e regular), sobretudo ao ar livre e com exposição solar, pois estes fatores contribuem para regular o relógio biológico e os ciclos de sono.
- Adotar uma rotina de sono com atividades relaxantes (ex. tomar um banho, ler um livro, ouvir música calma, e fazer massagem) que o ajudem a “desligar” do dia de forma tranquila.





Comentários