Buscar
  • Duarte Azevedo

Voleibol é a modalidade com mais atletas individuais

O insólito é registado pela Demografia Federada 2019/2020.



Se perguntarmos não apenas ao comum do cidadão mas também aos entendidos por esta cousa de Desporto 'qual a modalidade com mais atletas individuais na Madeira na época 2019/2020?' a resposta sairá facilmente: 'o atletismo'. À primeira (segunda, terceira, quarta...) vista, parece lógico. Até porque é, sobretudo, uma modalidade individual.

Mas... não! A modalidade com mais atletas individuais inscritos foi o voleibol!!! Exatamente: voleibol! São os números oficiais: 460 atletas de voleibol nessas condições. O atletismo? 401... De resto, modalidades em que o 'individual' também poderia imperar nem aparecem na lista, sinal de que têm zero 'individuais': a Natação, a Orientação, o Surf, o Tiro, o Ténis... Ou seja, desportos que podem ser praticados individualmente. Que não é, como se sabe, o caso do voleibol. Então como há individuais na modalidade? Estranho... Voleibol de praia? No mínimo a competição faz-se por duplas... A explicação estará no Gira Volei - que também não é jogado individualmente. Uma iniciativa da Federação Portuguesa de Voleibol que até contribui financeiramente para a Associação de Voleibol da Madeira (AVM) nesta vertente - o Gira-Volei é um jogo de iniciação à modalidade destinada aos jovens com idades compreendidas entre os 8 e 15 anos, através do jogo simplificado (2×2). Ou seja, não é de prática individual.

Sabe-se que os jovens que frequentam esses núcleos são inscritos pela AVM, mesmo que estejam enquadrados em clubes.

Fica, pois, a curiosidade do voleibol ter números oficiais com 'atletas individuais' e a atingirem um valor significativo: 460!

Acrescente-se que na Demografia Federada 2019/2020 só são apresentados atletas individuais, além do voleibol, no atletismo (401), no automobilismo (264), no aeromodelismo (16), na petanca (oito), no motociclismo (5) e no ténis de mesa (2).

Uma última nota, ainda de acordo com a Demografia Federada 2019/2020: o voleibol só está presente em cinco (Funchal, Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Machico e Santa Cruz) dos 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira.

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo